Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Grupo de dança amador? Richard Koufey? Spike Jonze? "Praise You" do Fatboy Slim: curiosidades e segredos do clipe de 18 anos atrás




Quase todo adolescente nerd dos anos 90 que gostava de rock, pop e congêneres e assistia MTV deve se lembrar dos clipes que Spike Jonze fazia antes de se tornar diretor de filmes consagrados e premiados. De "Sabotage" dos Beastie Boys a "Buddy Holly" do Weezer, sempre que aparecia o nome dele nos créditos inciais do clipe era motivo para ficar atento.


Um dos vídeos dirigido por Jonze que está entre os que mais chamaram a atenção foi para a música "Praise You", do Fatboy Slim





A história mais ou menos contada na época é que Spike filmou, de forma propositadamente tosca, um grupo de dança comunitário da Califórnia que fazia apresentações públicas no meio da rua. Muita gente sabia que o líder e "coreógrafo" do grupo, Richard Koufey, era o próprio Spike Jonze. Talvez nem todos soubessem, porém, que o tal Torrance Community Dance Group também não existia. Eram atores contratados para a performance. Um dos atores do vídeo aproveitou os 10 anos de "Praise You" e trechos de um programa da BBC sobre o ano de 1999 para gravar uma espécie de "making of", contando alguns detalhes sobre o clipe.








E o que muitos talvez não saibam é que Spike Jonze já havia encarnado o coreógrafo Richard Koufey para uma versão do que ele gostaria de fazer para a música "Rockafeller Skank", do Fatboy Slim, que gostou do que viu e como consequência tivemos o clipe de Praise You".





A popularidade da bizarra dança do vídeo inspirou algo que ficou muito em voga no começo do século XXI, os chamados flashmobs. Além do clipe, o grupo que Spike Jonze inventou pode apresentar uma coreografia toda especial na premiação da MTV de 1999, que você pode conferir a partir de uma hora e 35 minutos no vídeo abaixo.




Nenhum comentário: