Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Off-Tropicália: os discos da Rita Lee, Jorge Ben e Erasmo Carlos

Aconteceu nos útlimos dias de janeiro um mini-festival no Espaço Sesc em Copacabana. Anunciamos aqui o Off-Tropicália, onde a cada dia um disco um tanto quanto obscuro de grandes nomes da música brasileira (Jorge Ben, Rita Lee e Erasmo Carlos) feito ali no começo dos anos 70 era tocado na íntegra por um artista diferente. Não eram exatamente discos tropicalistas, mas flertavam com toda aquela mistureba.


O disco de Rita Lee, Build Up, talvez seja o mais inserido dentro da Tropicália. Mas nos três trabalhos figuram nomes como o maestro Rogério Duprat, Os Mutantes e o guitarrista Lanny Gordin. Assisti dois desses shows na primeira semana do festival: o da Rita Lee executado por Do Amor/Nina Becker e Silvia Machete interpretando o disco Carlos, Erasmo, do Tremendão.


Na quinta-feira em que Do Amor e Nina Becker faziam a Rita Lee, não havia muita novidade pra mim. Eu já havia visto esse show no fim do ano passado no Cinematheque, mas é igual a um disco bom, dá vontade de ouvir de novo. Aliás é assim com esse disco mesmo. Até porque, e esse é um grande problema no Build Up, o disco é curto. Muitas músicas não passam muito mais do que dois minutos. Seria interessante que todas as faixas tivessem versões extendidas. "Prisoneira do Amor" podia tocar por uns 15 minutos de tão legal que é.


Como eu já havia dito da outra vez, os arranjos tentam lembrar ao máximo a sonoridade do disco. Como o disco é curto, o grupo aproveitou para tocar músicas obscuras de artistas internacionais da época, como Syd Barrett e The Monks. Mas o momento mais empolgante foi a versão de "And I Love Her", dos Beatles, que Rita Lee transformou em "And I Love Him" (o que já haiva sido feito antes pela cantora Esther Phillips - thanks wikipedia), que de uma balada amorosa vira um rockão que arrancou aplausos do público.


No sábado foi a vez de Silvia Machete, com direito a algodão doce, cítara e a indefectível pomba na cabeça. Esse disco do Erasmo Carlos, fora uma ou outra música não tão legal, como "Sodoma e Gomorra" (que Machete diz que teve medo quando ouviu a primeira vez), é cheio de clássicos. Mas a mais conhecida mesmo é a que abre o disco. "De Noite Na Cama", composição de Caetano Veloso, ganhou essa popularidade com a versão que Marisa Monte fez há uns anos atrás e não fosse por isso seria um disco hoje em dia completamente ignorado, mesmo que "Ciça Cecília" e "Maria Fumaça" tenham lá seu reconhecimento.


Nesse dia, com ingressos esgotados para a arena do Sesc, foi a oportunidade de músicas legais como "É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo" e "Dois Animais Na Selva Suja Da Rua" serem ouvidas. "Gente Aberta" já faz parte do repertório de Silvia, que aproveitou para tocar também uma música sua, "Toda Bêbada Canta", com coreografias divertidas feitas pelos músicos de sua banda, já que o humor não poderia deixar de estar presente em um show de Silvia Machete.


Foi interessante também conhecer o Espaço Sesc, onde os músicos ficam em uma área circular com o público em volta por todos os lados, mais interessante que a arena quadrada da Caixa Cultural. Deviam acontecer mais shows por lá.


Se lhe bateu a curiosidade de conhecer esses discos, é só ir clicando nos links abaixo.



Jorge Ben (1969)



01. Criola
02. Domingas
03. Cadê Tereza
04. Barbarella
05. País Tropical
06. Take It Easy My Brother Charles
07. Descobri Que Sou Um Anjo
08. Bebete Vãobora
09. Quem Foi Que Roubou a Sopeira de Porcelana Chinesa Que a Vovó Ganhou da Baronesa
10. Que Pena
11. Charles 45

Ficha técnica

Download - Fonte





Rita Lee - Build Up (1970)



01 - Sucesso, aqui vou eu (Build up) (Arnaldo Baptista - Rita Lee)
02 - Calma (Arnaldo Baptista)
03 - Viagem ao fundo de mim (Rita Lee)
04 - Precisamos de irmãos (Élcio Decário)
05 - Macarrão com linguiça e pimentão (Arnaldo Baptista - Rita Lee)
06 - José (Joseph) (G.Moustaki - versão: Nara Leão)
07 - Hulla-hulla (Élcio Decário - Rita Lee)
08 - And I love him (McCartney - Lennon)
09 - Tempo nublado (Élcio Decário - Rita Lee)
10 - Prisioneira do amor (Élcio Decário)
11 - Eu vou me salvar (Élcio Decário - Rita Lee)


Download - Fonte





Erasmo Carlos - Carlos, Erasmo (1971)



01. De noite na cama
02. Masculino, feminino
03. É preciso dar um jeito, meu amigo
04. Dois animais na selva suja da rua
05. Gente aberta
06. Agora ninguém chora mais
07. Sodoma e Gomorra
08. Mundo deserto
09. Não te quero santa
10. Ciça, Cecília
11. Em busca das canções perdidas nº 2
12. 26 anos de vida normal
13. Maria Joana

Download - Fonte

Bom texto sobre o disco

Nenhum comentário: