Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 20 de março de 2008

Jack White e a industria fonográfica


O garoto que agitava a cena de Detroit, seja pelas brigas com o pessoal do Von Bondies ou por seus infinitos projetos, hoje é do mundo. John Anthony Gillis, mais conhecido como Jack White, vem fazendo historia e é com certeza um dos musicos mais importantes da sua geração.
O menino que quase virou um padre e teve como seu principal mentor um vizinho hoje comanda o duo White Stripes com a 'cool' Meg White, se arrisca numa carreira solo que rendeu algumas faixas na trilha do filme Cold Mountain, além do Racounteurs.
Esse Jack White é o mesmo que se deu o trabalho de ligar para uma radio só para trocar um dedo de prosa com uma DJ que decidiu passar o ultimo disco do White Stripes antes de ser lançado e vazar por ai, acusando ela de 'estragar tudo'. Hoje isso está explicado.
Ele queria que tudo aparecesse ao mesmo tempo, nada de exclusivas para a midia, "We wanted to get this record to fans, the press, radio, etc., all at the EXACT SAME TIME so that no one has an upper hand on anyone else regarding it's availability, reception or perception"¹. Fato é que pouca gente sabe que o novo álbum do Racounteurs vai ser lançado dia 25 agora.
Com a internet isso fica difícil, mas eu curto essa iniciativa de tirar os privilégios dos críticos que recebem o disco antes de todo mundo, podendo liberar para os fãs.
E isso também me fez lembrar algo que foi dito por um executivo da Universal(?): Pagar uma grana preta para poder escutar o disco antes do lançamento (essa foi a solução dele para arrecadar mais grana para as indústrias, nem sei se isso entrou em ação...). E ainda vem aquela historia do Radiohead, que liberou pros fãs o disco antes... E agora o Muse falando que talvez nunca mais lance algum disco, e sim músicas em seu site.
Viva! A indústria fonográfica está em crise!
Façam suas apostas senhoras e senhores

____________
¹ Is Jack White trying to kill music journalism?

Um comentário:

Unknown disse...

Carlito Teves:
- La pergunta ?