Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




sábado, 7 de fevereiro de 2009

Talkshow do Frejat no HPP



A minha vida é arranjar assunto para os netos, é sempre bom se aventurar um pouquinho para tentar divertir os menores quando eu for mais velho. Frejat não tinha a finalidade de arranjar estória para contar os netos, ele queria mesmo era fazer roquenrou! Mas durante o talkshow ele mostrou que tá cheio de assunto pra contar! Seus 'netos' de 60, 40, 30 ou 16 anos que se apertaram na sala do Oi Futuro para escutar o que o vovô tinha a dizer estão de prova.

A vida antes de Frejat virar um Barão foi o primeiro assunto, toda sua formação foi explicada. Grande admirador de Roberto Carlos e Beatles, Frejat não parou de apontar semelhanças entre a Jovem Guarda e a Beatlemania A analise vai além da música, filmes são citados, e se você viajar um pouquinho, dá pra notar um quê de globalização no fato de a Jovem Guarda ser considerada pelo hômi como uma resposta à Beatlemania.

De tanto voar besouro ele lembra que seu primeiro disco foi 'Rubber Soul', e quase que pede 'In My Life' em casamento. 'A melhor do disco', não é atoa que ganhou até uma versão meio improvisada, claramente movida pela paixão à musica, Frejat não parecia ter certeza se sua conversinha com o violão estava bem afinada. Mas já dizia a tia da escola, se é feito com amor é bom.


Sua meninice ainda foi mais explorada. O show do Genesis e um Novos Baianos só afirmaram a vontade de ser músico, ele então decide pegar o violão, que antes estava encostado no quarto, para fazer barulho com os amigos. E de uma forma natural, sem pensar em fazer sucesso ou muito menos gravar um disco ele se viu convidado a fazer parte de uma banda, por um aluno de seu professor de violão que fazia aula antes dele. Nessa banda chamada Barão Vermelho quase ninguém se conhecia, mas o entrosamento veio e criou laços de amizade fortes até hoje. No Barão Frejat percebeu vários de seus talentos que eram ocultos. Primeiro o de compositor no momento em que se viu compondo com Cazuza. E depois de intérprete, quando se viu sem Cazuza na banda, aprendeu a cantar na estrada e não deixou o Barão acabar. Entre Novos Baianos e Barão Vermelho, Frejat aproveitou para tocar duas canções, 'Farol da Barra' e 'Bilhetinho Azul', uma de cada grupo, a segunda teve um coro fortíssimo da platéia que não deixou o senhor esquecer a letra.

Frejat falou muito sobre sua geração, que veio para quebrar paradigmas, mudar da programação do rádio até o equipamento usado na época em terras tupiniquins. Colocaram bandas jovens para um púlibo jovem. Medidas que ajudaram a próxima geração, que demorou para aparecer. Havia um medo de que tudo que foi feito fosse perdido, pois até o surgimento de Raimundos e Nação Zumbi, foi um festival enorme de bandas covers. 

Quando o assunto é internet, Frejat treme. Diz que seu site está fora do ar por muito tempo, mas que acredita na internet como meio de aproximar o artista do ouvinte e cita o ex-Barão Rodrigo Santos como exemplo disso. Promete que vai se interar com essas tecnologias, adianta que na próxima versão de seu site terá ferramentas que promoverão a interação entre ele e seu público. Tá anotado.

E para fechar a o show, ele toca uma música que é produto da união das gerações, a dele com que a sucedeu. 'Eu Não Quero Brigar' a letra de Black Alien só teve um 'pra' retirado e foi toda arranjada por Frejat. O resultado tá no disco do cara, vale a pena conferir.

Tomara que existam mais oportunidades para um encontro como esse, os netos agradecem ; )

Fotos por Marcos Dantas / Retiradas do Site do HPP

2 comentários:

Jalila Mandara disse...

Frejat você não sente saudades do
Argo Filho de Amom ?

vera dias disse...

Frejat, Adoro seu trabalho..e a muito tempo, adoraria revê - lo, entro em seu site pra saber das novidades e da sua agenda de shows, porém esta fora do ar desde do ano passado. Por favor meu querido estou ansiosa pra saber onde andas e onde esta acontecendo seus shows!!! Dê sinal de vida, adoraria programar pra ver um show seu.. mesmo sendo na minha cidade ou região. Sou sua fã de hoje e sempre!!! Grande beijosss e sucesso !!