Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




quinta-feira, 21 de junho de 2018

Playlist: um panorama da "nova onda" do post-punk em 2018 - Idles, Iceage, Shame e mais - parte 1





Já que fiz esse mini-levantamento do que tenho ouvido de música vinda do continente africano em 2018, arrisco aqui um compiladão de um gênero musical de classificação nem sempre muito clara e de interpretação bem aberta que é o pós-punk (ou post-punk, se preferirem). Já cheguei a jogar alguns nomes aqui quando postei o show do Idles no Primavera Sound. E veja, o Idles mesmo renega o termo pra definir o som deles, preferindo algo como rock de garagem.



Certamente muitos dos nomes que tenho ouvido se encaixam também no som de garagem e punk rock, assim como outros se voltam mais para a new wave, outros para um Joy Division, outros miram até no Depeche Mode, mas todos tem algo dessa espécie de resgate daquilo que era buscado no final dos anos 70 e começo dos 80. Como estamos em 2018, alguns vão além desse período no tempo e possuem influências de post-hardcore, post-rock (e qualquer outro post que tiver), emo, música eletrônica, etc.



Enquanto no começo do século XXI muitas bandas de rock resolveram beber na fonte de Gang of Four e XTC, as bandas atuais diversificaram as buscas em um gênero naturalmente abrangente. Ao que parece o grande ícone da nova turma, mesmo que de forma inconsciente, é o The Fall, grupo com discografia diversificada por si só, mas é possível ouvir ecos das criações capitaneadas pelo saudoso Mark E Smith em grupos díspares como Shame, Parquet Courts e Cabbage.



Priorizei aqui lançamentos de 2018, acho que na maioria das vezes, por isso deixo de fora outras coisas interessantes como Holograms, Spectres, as conterrâneas do Rakta (considero pós-punk, e você?) e, principalmente, o incrível Savages, mas corram atrás que tem muita maravilha de várias partes do mundo nessa seara. Tantas que resolvi fazer uma segunda playlist, que posto em outra ocasião.




A listinha aqui ou abaixo.




Lista dos vídeos:

Idles - Danny Nedelko

Iceage - The Day the Music Dies

Ought - Desire

Shame - Lampoon

Hotel Lux - Daddy

HMLTD - Pictures of You

Bambara - José Tries To Leave

Protomartyr - Wheel of Fortune (feat. Kelley Deal)

Goat Girl - The Man

Cabbage - Postmodernist Caligula


(na foto, os esquisitos do Protomartyr - tirei da wikipedia mesmo)

Nenhum comentário: