Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Off-Tim

8 bandas em três dias, incluindo atração internacional. Jazz, rock, música psicodélica e dançante. Tudo de graça. Não, não é o Tim Festival para vips, é o Rio de Janeiro em versão custo zero.

Wax Poetic - 23/10/08

Na quinta-feira aconteceu mais uma semana do MOLA (Mostra Livre de Artes) deste ano no Circo Voador. Após suplantar toda a parte teatral e artística que é a proposta do festival, chegam os shows. Começando com o rock pornonejo (pornô com sertanejo) de Os Wanderleys, um projeto perpendicular do grupo Nelson & Os Gonçalves. Impossível não se emocionar ou se revoltar com o hit instantâneo "hoje eu acordei com o cheiro da sua b_ceta". Mas nada impressiona mais do que o baixista que toca as cordas do instrumento com os dedos mindinho e anular, para não largar o cigarro que segurava com os dedos médio e indicador.


Os Wanderleys - 23/10/08


Depois da apresentação curiosa e cenográfica da Sala do Sino, veio o músico Batone com o Lixo Extraordinário. Eu não sei bem se esse é somente o nome do disco ou o nome da banda. Sei que Lixo Extraordinário é um dos melhores discos, ou conjunto de canções em formato virtual, que ouvi ano passado. Letras e música passam exatamente isso, vão do lixo ao extraordinário em segundos. Ao vivo me fez lembrar bem mais de rock inglês do que no disco. Instrumental denso e músicas longas, Batone tocava um violão de 12 cordas salvo engano, com acompanhamento de duas guitarras, bateria, baixo, teclado e até um saxofone eventual. Músicas como "Tudo Te é Falso e Inútil", "Trégua", "Aos Poloneses do Brasil", "Acidente..." e "Amarelo Quase Roxo" não devem nada a nenhum The National (que é americano), apesar do cansaço em estar horas dentro do Circo Voador vendo inúmeras manifestações disparatadas e o público ali nos arredores da tenda não ter tanto interesse pelo formato brit rock pop das canções apresentadas.


Lixo Extraordinário - 23/10/08


O último show foi do projeto Wax Poetic. Tinha tanto conhecimento sobre esse projeto nova-iorquino quanto tenho de músicas do saxofonista Sonny Rollins, que se apresentava no mesmo dia na Marina da Glória. Ou seja, praticamente nenhum. O wikipedia e o all music me dizem que eles são um grupo de trip-hop, chegando a comparar com Morcheeba. Mas o que eu vi foi uma mistura improvisada e louca de muito pós-punk com jazz e linhas de dub. A única coisa que sabia antes do show é que eles utilizavam músicos do lugar onde estavam para fazer essa enorme jam. Ao chegar para dentro da lona era possível ver que na guitarra estava Gabriel Muzak, do grupo Rockz e no baixo se encontrava Gabriel Bubu, do conjunto musical Do Amor, ótimos músicos com duas bandas que fazem dos melhores shows na cidade. Aos dois Gabriéis se juntaram um baterista e o saxofonista/tecladista Ilhan Ersahin.


Wax Poetic - 23/10/08


Tudo seria perfeito, mas aí entrou o Otto. As improvisações vocais do pernambucano, tentando encaixar letras de sambas antigos e música de Chico Science em cima do som que estava sendo criado ali não fazia muito sentido e tornou tudo cansativo demais, por mais que às vezes ele conseguisse levantar o público alternativo que ainda assistia. Público que foi se esvaindo com o pessar das horas, ainda mais que a banda tocava sem parar, às vezes por mais de 30 minutos até mudar para um outro tema. As presenças das cantoras Nina Becker e Thalma de Freitas, prometida na programação, infelizmente não aconteceu. Às duas da manhã haviam poucos a testemunhar e depois disso fico sem saber como o show terminou.


Wax Poetic - 23/10/08


Na sexta, um pouco perto do Circo, Supercordas e Filme mostravam suas viagens sonoras na loja de discos Plano B. Começando com Filme, que ouvindo do lado de fora da loja, fazia um som agradável, alguma coisa entre o jazz e o rock lo-fi ou guitar, experimentalismo e ótimos teclados. Supercordas tocou em seguida e tomando coragem para adentrar no quente lugar foi recompensador. Se o suor escorria na testa com facilidade, ao menos foi agradável notar como o som estava bom considerando as condições e tamanho do lugar, bem melhor que as apresentações no Cine Lapa. Dessa vez o show ficou mais próximo da qualidade sonora do disco Seres Vivos ao Redor. O rock rural psicodélico do grupo, de fazer Sá, Rodrix & Guarabyra e Lô Borges se orgulharem, é de botar qualquer MGMT da vida no chinelo, mesmo que exista uma linha tênue entre o que seria um som hippie e um som rural dentro da psicodelia, talvez. Canções mais recentes como "Um Grande Trem Positivista" fazem garantir a expectativa por um ótimo novo disco.


Supercordas - 24/10/08


No sábado subindo as ruas da Lapa era possível chegar no Largo do Curvelo em Santa Teresa e assistir Laranja Dub entortando ouvidos com distorções embaixo de uma árvore na pracinha que fica no Curvelo. Entre o reggae, dub e o rock, o grande destaque do Laranja Dub é como eles tiram um som tão bom e bem equalizado diante de uma situação completamente impossível de isso acontecer. Graves que não saem estalados, distorções que não tentam superar o som da bateria, além das manipulações nos vocais que ganham ecos com uma aparelhagem que estava montada em cima de uma mesa de cimento que costuma ser usada para o jogo de damas, gamão e carteado, diante de um público de crianças, idosos já no limite da sanidade e jovens e amigos da banda.


Laranja Dub - 25/10/08


Depois de Laranja Dub veio outra banda, El Efecto, que se valeu e muito de ter o pessoal do Laranja Dub deixando o som deles também bem equalizado. El Efecto mistura em bases geralmente de hardcore screamo, ritmos como samba, heavy metal, funk, funk-metal, rap, funk carioca, emo, punk, frevo. Tudo dentro de uma música só. Imagine você tomando uma vitamina de banana, graviola, jaca, quiabo, morango, jiló e abacate. Ou comendo um estrombelete de forno. É por aí. Mas, talvez pelos motivos errados, impressiona a competência dos músicos em conseguirem manter a sincronia para aquilo tudo dar certo.


El Efecto - 25/10/08


Claro que um off-tim não poderia ser completo sem passar pelo Tim Festival. Do lado de fora, claro. Com a possibilidade de comprar de cambistas por até 20 reais ingressos para shows do Klaxons e/ou de Gogol Bordello, o mais divertido é, além de pedir 10 reais pelo ingresso e enfurecer os vendedores, notar as pessoas que iam embora após o show do Klaxons. Mulheres de salto alto e curtos vestidinhos pretos, sujeitos que pareciam ter saído de alguma boate na Barra. Definitivamente, sem fronteiras.



Fotos dos shows

Os Wanderleys:
http://lacumbuca.multiply.com/photos/album/106



Sala do Sino:
http://lacumbuca.multiply.com/photos/album/107


Sala do Sino - 23/10/08


Lixo Extraordinário:
http://lacumbuca.multiply.com/photos/album/108

Lixo Extraordinário - 23/10/08

Wax Poetic:
http://lacumbuca.multiply.com/photos/album/109

Wax Poetic - 23/10/08


Supercordas:
http://lacumbuca.multiply.com/photos/album/110



Laranja Dub:
http://lacumbuca.multiply.com/photos/album/111


Laranja Dub - 25/10/08


El Efecto:
http://lacumbuca.multiply.com/photos/album/112

Um comentário:

3a1 disse...

Ah, pena que vc não esteve no
MoLA dia 16, a gente até tocou por lá :D MAs tá tudo no youtube, coo nãopodia deixar de ser: http://www.youtube.com/watch?v=XWr7DLt8jMw&feature=PlayList&p=2EAA35477A794FA5&index=0&playnext=1

[]s tresaúnicos.