Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Phono 73




Eu até então não conhecia ou não lembrava de ter ouvido falar no Phono 73, festival realizado em 1973 pela gravadora Phonogram, que na época detinha o passe de praticamente todos os artistas interessantes em atividade no Brasil (além dos exilados por causa da ditadura). Tomei conhecimento lendo o livro do ex-manda-chuva de gravadora André Midani, chamado Música, Ídolos e Poder - Do vinil ao download. Ótima leitura, apesar desse download aí no título ser inexistente no livro. E especialmente ótimo o capítulo com essa passagem sobre o Phono 73.



Os relatos de Midani carregam uma emoção quase cinematográfica para a elaboração e execução do festival com todo o seu elenco, a performance dos artistas recheados de momentos polêmicos, como um beijo na boca entre Gal Costa e Maria Bethênia, algumas décadas antes de Madonna e Britney Spears; Caetano Veloso provocando a platéia classe média, ao trazer o preferido das empregadas Odair José, para cantar "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar" - uma música que, se você parar pra pensar na história (sujeito tira moça de casa de prostituição), poderia ter sido feita por Lou Reed na mesma época! ou estou viajando? -; além do episódio com mais força simbólica, que foi o desafio de Chico Buarque e Gilberto Gil cantarem "Cálice", que havia sido proibida pela censura imposta pela ditadura.



Gil e Chico cantaram só a melodia, mas censores presentes no local iam desligando os microfones, fazendo com que o som não chegasse ao público. Não chegou ao público, mas de alguma forma foi registrado e gravado, algo que os censores não conseguiram impedir.


Eu já tinha visto vídeos de Raul Seixas endiabrado no palco e de Sérgio Sampaio esquizofrênico e cativante, mas não tinha conhecimento que se tratava desse festival que eu nem sabia que existia. Procurando outros vídeos do Phono 73 é possível confirmar que não há muito exagero no livro de André Midani. Infelizmente, apesar de todos os shows terem sido (muito bem) filmados, o tempo deteriorou e fez a maioria das cenas serem perdidas para sempre, o que demonstra um descaso inigualável no Brasil, se relacionarmos com a qualidade musical que fazíamos e fazemos.



Contudo, boa parte das músicas tocadas foram lançadas em três volumes que apresentam, mesmo nem sempre em boa qualidade, incendiárias performances de Ronnie Von ("Vai Depressa"), Elis Regina ("É Com Esse Que Eu Vou"), Gal Costa ("Sebastiana") e Odair José e Caetano Veloso com a já comentada "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar". Há uns anos atrás foi lançada uma caixa contendo 2 cds e um dvd com 35 minutos do que sobrou de registro em vídeo. Abaixo, os vídeos existentes no youtube:




Phono 73 - Parte 01
http://www.youtube.com/watch?v=7llkl7a0RUA



Phono 73 - Parte 02
http://www.youtube.com/watch?v=1_2fAwcn-bA



Phono 73 - Parte 03
http://www.youtube.com/watch?v=T8v9FutQRUE



Chico Buarque e Gilberto Gil - "Cálice" censurado
http://www.youtube.com/watch?v=oXGDlMMOEWg



Chico Buarque - "Cotidiano" e "Baioque"
http://www.youtube.com/watch?v=j12UR2b0zFk



Caetano Veloso - "A Volta da Asa Branca"
http://www.youtube.com/watch?v=PkZ4M_zrnnw



Maria Bethânia - "Rosa dos Ventos"
http://www.youtube.com/watch?v=fHfYTHPw28I



Raul Seixas - "Let Me Sing" e "Loteria Da Babilônia"
http://www.youtube.com/watch?v=9JacAH7QQtg



Sergio Sampaio - "Eu quero é botar o meu bloco na rua"
http://www.youtube.com/watch?v=-H57xrGE60k


Download dos discos? Pela internet achei os 3 volumes, não sei se contendo todas as músicas.

Volume 1

Volume 2

Volume 3

5 comentários:

Lismar Santos disse...

Eu tÕ pra pegar uma cópia desse dvd com um amigo, há anos!
Alguém por acaso sabe se aquela "tricha", q aparece no vídeo do sérgio sampaio, é o Edy Star (da Sociedade da Grã-Ordem Kavernista)?

ZARREF disse...

blz de postagem Otaner, só me responde uma coisa.
Aonde foi realizado esse festival?

Otaner disse...

Lismar, boa pergunta! Mas pelas fotos que eu vi em http://staredy.blogspot.com acho que não é ele não...

Igor, o festival aconteceu no palácio de convenções do anhembi. Se não me engano foi a estréia do anhembi, na verdade.

Unknown disse...

Excelente post, e links funcionando bem, parabéns.

thiago disse...

galera quero muito o disco 2. o link aqui ta quebrado, se puder mandar outro link eu agradeço muito e nossa grandissima musica tbm. sou divulgador e quero postar no meu blog. sem falar de discotecar que é importantissimo.
meu email: thiagoliveira83@gmail.com