Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Vídeo foda: banda Fear botando medo no Saturday Night Live em 1981





Estava eu lendo sobre hardcore na confiabilíssima wikipedia quando uma passagem do texto me chamou a atenção sobre algo que até então eu não sabia que tinha acontecido. Tratava de episódio ocorrido no Saturday Night Live, quando a banda Fear foi chamada para ser a apresentação musical na noite de Halloween de 1981.



A banda não era tão popular assim a ponto de ser atração musical de um programa, mas o ator John Belushi, conhecido aqui pelo filme Irmãos Cara-de-Pau (Blues Brothers), havia se tornado um grande fã de punk rock. Ia para o CBGB direto e só queria escutar Fear e Dead Kennedys, de acordo com Dan Aykroyd e Mitch Glazer, amigos do já falecido comediante.



O Saturday Night Live nessa época estava caindo pelas tabelas e, para ter uma participação especial de John Belushi os produtores fariam qualquer coisa, até mesmo dar o toba aceitar que uma banda de hardcore fosse a atração musical.



E ainda levar um bando de garotos punks para "pogar", se bater, quebrar algumas coisas, se atirar do mini-palco e ainda berrar e xingar ao vivo na televisão americana em 1981. Entre os garotos, Ian MacKaye, hoje lendário tanto pelo Minor Threat quanto pelo Fugazi, gritando "NEW YORK SUUUUUCKS!" aos 04:15 do vídeo abaixo. Simplesmente incrível.




colocado no youtube por Hardcore Worldwide


Nesse vídeo eles tocam "Beef Bologna", "New York's Alright If You Like Saxophones" e começam "Let's Have a War" até que o programa vai pro comercial antes que alguma loucura maior pudesse acontecer.


Antes disso, tocaram "I Don't Care Abou You", que pode ser vista aqui.



Alguns links onde vocês podem se aprofundar mais sobre esse momento memorável da televisão mundial, incluindo depoimentos de Ian MacKaye (que conta que o produtor Lorne Michaels foi quem ligou para ele para participar do "moshpit", mas algo está errado porque nessa época Lorne tinha deixado de ser produtor do programa) e de John Joseph, ex-vocalista da banda Cro-Mags que também fez parte da plateia selvagem:


http://jakefogelnest.com/post/798738330

https://www.youtube.com/watch?v=fbDdJ09vtSo

http://www.deathandtaxesmag.com/208920/ian-mackaye-recounts-the-time-he-and-his-friends-terrorized-snl/

http://nprmusic.tumblr.com/post/65697520598/you-can-still-do-the-show-but-keep-it-cool

http://www.culturebully.com/fear-on-saturday-night-live-and-ian-mackaye



Leitores do La Cumbuca talvez se lembrem que eu gosto muito de garimpar os momentos musicais marcantes do Saturday Night Live, como podem ver aqui, aqui, aqui e aqui.

Nenhum comentário: