Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





terça-feira, 28 de junho de 2016

Vídeos e Fotos: Pepeu Gomes - Participação: Moraes Moreira & Zabelê & Seu Jorge no Circo Voador (17/06/16)






Pepeu Baixou na Lapa




Era uma noite de festa.  Pepeu Gomes, completando 50 anos de carreira no Circo Voador, com repertório escolhido pelos fãs através da internet, recebendo amigos no palco e tudo isso com transmissão simultânea pela tv.




Diferentemente de Baby do Brasil, sua ex-esposa, Pepeu nunca se afastou completamente dos palcos, seja solo ou em projetos paralelos (aqui e aqui você pode vê-lo em ação no Conexão Pá Riba na Caixa Cultural e aqui ao lado do filhão Pedro Baby no Oi Futuro Ipanema).




Mas faltava ao músico uma turnê nos moldes de Baby, recheada de greatest hits: reverenciando o seu passado e renovando o seu público.




Pepeu começou a carreira, nos anos 60, com apenas 11 anos tocando no grupo Los Gatos.  Na década seguinte, formou os Novos Baianos, uma das mais importantes bandas brasileiras de todos os tempos.  No começo dos anos 80, com o fim do grupo, consolidou-se, primeiramente em dupla ao lado de Baby, e depois, seguiu em carreira solo, dedilhando sua guitarra com perfeição acumulando um sucesso radiofônico atrás do outro, intercalado com trabalhos instrumentais.




Tanto virtuosismo chegou a ser reconhecido até mesmo lá fora quando foi eleito um dos 10 melhores guitarristas do mundo pela revista americana Guitar World, o que não é pouca coisa para um guitarrista autodidata, que, diz a lenda, não sabe nem ler uma partitura.




O fato é que guitarristas geniais assim, ao vivo, correm o risco de entediar o público, o que nunca foi o caso de Pepeu.  Sua guitarra parece ter vida própria e a mistura perfeita que ele faz entre Jimi Hendrix e ritmos brasileiros (samba, choro, baião, por exemplo) nunca soou indigesta.




"Pepeu 50 - A Mais de Mil Tour" é celebração o tempo todo.  Projeções mostram diversos momentos da carreira.  A banda é uma grande família, literalmente, formada por músicos que o acompanham a algum tempo: o filho Filipe Pascual (guitarra) e os irmãos Didi Gomes (baixo) e Jorginho Gomes (bateria) e amigos de longa data: Mu Carvalho (teclados / A Cor do Som) e Guerrinha (percussão).




Falando em amigos... Com Moraes Moreira, seu maior parceiro no Novos Baianos, relembrou o grupo (Colégio de Aplicação, O samba da Minha Terra e Preta, Pretinha).  A filha Zabelê cantou, de forma tímida, Na Terra a Mais de Mil, primeira música solo cantada por Pepeu e que dá nome a turnê. Seu Jorge trouxe mais suingue ainda para Brasil Pandeiro e sua flauta para Um Raio Laser.  Pepeu estava tão descontraído que até saiu do roteiro (lembrem-se que o show foi transmitido para a tv) e cantou Menino do Rio.  Teve até Do Amor, que segundo o guitarrista afirmou na semana do show, ele não tocava há 30 anos!  No final, prometeu voltar logo, logo, anunciando que em breve teríamos uma surpresa (o que os boatos confirmariam depois, com mais uma turnê revival do Novos Baianos) e distribuindo palhetas para todos os lados.




Para a noite ficar ainda mais especial, tivemos o gente boa China discotecando.





Vejam 15 vídeos que gravei:






Ou clique aqui se preferirem.



Lista de Músicas:


- Masculino e Feminino (abertura do show)


- Do Amor


- O Mal É O Que Sai da Boca do Homem


- Colégio de Aplicação (com Moraes Moreira)


- Preta, Pretinha (com Moraes Moreira)


- Planeta Vênus


- Pedra Não É Gente Ainda


- Na Terra A Mais de Mil (com Zabelê)


- 1001 Noites de Amor


- Menino do Rio


- Brasil Pandeiro (com Seu Jorge)


- Um Raio Laser (com Seu Jorge)


- Ileaê Alegria da Bahia


- Eu Também Quero Beijar


- Preta, Pretinha no Carnaval (encerramento do show)


Nenhum comentário: