E não é que foi insano?
Antes de chegar no Cine Lapa, ainda não havia me tocado que a festa seria somente no segundo andar da casa. Quem já foi lá sabe o quanto o lugar é pequeno. Antes de entrar, temi que a casa ficasse insuportavelmente cheia, mas não foi o caso, o que não deixa de ser curioso.
Afinal de contas, daqui a uns meses, quando o Gogol Bordello se apresentar por uns 200 reais no Tim Festival, provavelmente estarão lá milhares de pessoas, enquanto o vocalista está aí, agora, se apresentando na lapa, por 20 moedas.
É bem verdade que eu não tinha menor idéia do que ia acontecer nessa festa, apostava que ele fosse tocar uns discos legais e isso já seria interessante.
Ao subir as escadas era possível ouvir Eugene Hutz cantando e tocando no violão uma música. Não era possível ver, pois havia um grupo aglomerado em frente a ele. Mas chegando mais perto também não era difícil visualizar sua apresentação ao lado de uma dançarina, que é sua namorada.
Sem palco, somente uma cadeira deixada meio de lado, que depois ia sendo usada como "palco". E Eugene mandando um som da forma mais informal que eu já vi um artista internacional se apresentar.
E o cara tinha uma capacidade de tocar e fazer uma batida que depois consegui identificar que era feita com a mesma mão que ele tocava as cordas que transformava ele num homem-banda. Ainda não entendi como ele fazia aquilo.
Após a apresentação acústica-porrada de algumas de suas composições, o sujeito foi à cabine improvisada fazer as vezes de dj. Apesar de uma certa falta de habilidade em passar de uma música pra outra, só vinham pedradas balcanizadas, que faziam a pequena pista fervilhar.
A falta de ventilação no lugar também fazia tudo fervilhar. No meio das músicas Eugene voltava pra pista para assumir uma faceta de MC e animador, cantando em cima das músicas (várias do Gogol Bordello no set) e dançando. Realmente funcionava, a animação era intensa.
Ao tocar "Rios, Pontes e Overdrives", do Chico Science & Nação Zumbi (!), ele gostou da parte em que Chico canta "Mulambo eu / Mulambo tu" e gritou "mulambo tuuu!!" várias vezes durante a noite.
Manu Chao também se fez presente, tanto de forma mecânica quanto em versões tocadas ao violão num segundo set acústico feito já na alta madrugada. Por uma diferença de meses poderiam estar Manu Chao e Eugene Hutz, os dois cantando juntos ali.
E com isso também ficou muito clara a semelhança que há na proposta de mistura não só de ritmos e sons, mas de culturas, existente no trabalho de ambos. E que existia em Chico Science. E que o resultado disso é divertido pra caramba.
Para quem não foi, dia 31 tem outra oportunidade. E, somando os prós e contras, digo que vale muito a pena.
2 comentários:
genial ligação entre os híbridos fusionistas gênios. gogol bordello e Chico Science dois gênios de mesma grandeza.
faltou relacionar também Emir Kusturika.
Postar um comentário