Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sábado, 31 de maio de 2008

Mais Weezer

Esse clipe novo do Weezer é um barato, mas o Weezer já tem tradição em fazer bons vídeos. Quer dizer, tem tradição de trazer bons diretores para fazerem seus vídeos. E não é o primeiro que eles interagem com pessoas, animais, ou coisas pouco comuns e/ou em situações pouco comuns.

Undone (the sweater song) - http://br.youtube.com/watch?v=wqgN0T6f1kg
Primeiro vídeo deles, dirigido por Spike Jonze. Além da câmera meio lenta com eles dublando a música mais rápido, mas a gente vê como se eles tivessem cantando na velocidade normal, gerando um bonito efeito, e ter servido de inspiração para o clipe de Todo Carnaval Tem Seu Fim, do Los Hermanos, não teria nada demais. Não fosse o início onde uma sala parece estar de ponta-cabeça em relação a outra, as participações especiais aos 2:20, o completo descaso em fingir que estão tocando os instrumentos... E o fato de ser uma tomada sem cortes! Deliciosamente nonsense.


Buddy Holly - http://br.youtube.com/watch?v=FiIC5qcXeNU
Um dos melhores e mais inteligentes vídeos já feitos para uma música. Novamente dirigido pelo gênio Spike Jonze, mostra Weezer contracenando com personagens de um antigo seriado americano, chamado Happy Days. Como se eles fizessem parte do seriado. Mas o que é real, o que faz parte da série, quais cenas são do programa dos anos 70 e quais foram gravadas naquele ano de 1994? Vendo na primeira vez é quase impossível de dizer, mesmo essa série não tendo sido muito conhecida no Brasil. Pausando no youtube, dá pra sacar fácil os "erros de continuidade" na dancinha do Fonzie, o que pelo menos pra mim, torna tudo bem mais engraçado. Clássico.



Say It Ain't So - http://br.youtube.com/watch?v=fyfyhKga-6Y
Com menos detalhezinhos pra ficar revendo que os anteriores, mas com uma canção mais pop, esse vídeo, dirigido por Sophie Muller (já dirigiu clipes do Coldplay, Blur), mostra a banda tocando no anexo de uma casa transformado em estúdio. Rivers Cuomo continua brincando em dublar a si prórpio, e ver um aplificador Orange é sempre bonito. Na hora do solo a banda aparece faznedo embaixadinhas com uma minúscula bolinha (alguém lembra de California Games??). A hora que um cara aparece pra botar roupa na máquina de lavar também é divertida.


El Scorcho - http://br.youtube.com/watch?v=MzxwGazkLWU
Esse eu só conheci graças ao youtube. Não tem nada demais, uma grande poluição visual e uma gracinha aqui e ali, mas é a primeira aparição do grande W num videoclipe.


The Good Life - http://br.youtube.com/watch?v=QworF88_tW0
Os diretores desse vídeo são os mesmos do filme Pequena Miss Sunshine e de um monte de clipes do Red Hot Chilli Peppers. Depois de muitos anos, ao rever esse vídeo, a atriz que faz a atrapalhada entregadora de pizza me pareceu muito familiar. E o IMDB confirmou minha suspeita: é a Chloe, ajudante do Jack Bauer na série-que-um-dia-foi-legal, 24 horas.


Hash Pipe - http://br.youtube.com/watch?v=ba_NNKyUwEE
Weezer e lutadores de sumô. Assim começa a era Marcos Siega, vindo de sucessos com clipes do Blink 182, na direção de vídeos do Weezer. Eu não consigo lembrar de nenhum vídeo antes feito com lutadores de sumô, ou seja, original o vídeo é. Mas também é muito divertido e bem dirigido. E com esse riff, nem precisava de muito.


Island In The Sun (casamento mexicano) - http://br.youtube.com/watch?v=zj1Mc92EQnc
Weezer tocando num casamento mexicano, com todas as tradições que eles têm por lá. Quem já viu Babel sabe como é. A banda pareceu mais à vontade num ringue de sumô, porque logo depois foi feita outra versão para o vídeo.


Island In The Sun (versão Spike Jonze) - http://br.youtube.com/watch?v=2hyoszso38E
Spike Jonze de volta, fazendo o Weezer tentando interagir com gatinhos, macaquinhos, leãozinhos, tigres... panteras... ursos.... Dá pra perceber Rivers Cuomo quase desistindo de tudo aos 01:50 de vídeo.


Photograph - http://br.youtube.com/watch?v=NhXXqL3RMqs
Coleção de vídeos feitos durante a turnê pelo faz-tudo da banda, Karl Koch. Acho que nunca passou na MTV.


Dope Nose - http://br.youtube.com/watch?v=RKBIuxfRU2o
Rivers Cuomo barbudo e japas estilosos numa competição maluca de motos, que tem o grande W como obstáculo. Mas fica difícil deixar de reparar naquele kit de bateria do Patrick Wilson. Quem ouviu as demos dessa música sabe o quanto ela melhorou na versão final, o que foi a tônica de boa parte do disco Maladroit: músicas um tanto fracas que foram sendo entupidas de guitarras e distorções graças a sugestões de fãs pela internet e no final acabam melhorando. Com exceção de "Slob" e "Burndt Jamb", que são indefensáveis.


Keep Fishin' - http://br.youtube.com/watch?v=G4mDIpYHxWY
Weezer contracenando com os Muppets. Não sei se a idéia veio do diretor Marcos Siega ou da banda, ou de quem quer que seja, mas foi um acerto e tanto. Rivers não para de sorrir durante o vídeo, o que me faz imaginar que simplesmente desistiram de tentá-lo fazer interpretar o papel de cantor da banda e deixaram ele lá com cara de fã embasbacado mesmo. A música tem a mesma característica de "Dope Nose": quem ouviu as primeiras versões não podia crer que ela ficasse minimamente decente. E pelo que me lembre essa é uma versão gravada depois do cd já estar pronto.


Beverly Hills - http://br.youtube.com/watch?v=KrBx8fdEZPk
Depois de contracenar com ursos, sub-estrelas de séries antigas, os muppets, lutadores de sumô e cachorros, qual seria a próxima brilhante idéia? Que tal levar os fãs da banda para a mansão Playboy? Afinal de contas, figurantes não teriam a idéia de levantar as mãos em formato de W de forma tão natural (02:47). Tem coisas que um diretor de coreografia não ensina, só um fã pode fazer.


We Are All On Drugs - http://br.youtube.com/watch?v=sxRj5uWyngI
Muito bom e um pouco diferente do padrão Weezer, com Rivers atuando e a banda levando a sério a dublagem. A música também é boa, a melhor do fraco Make Believe. Existe um outro vídeo para essa música: http://br.youtube.com/watch?v=nCRuGrnj-3Y que só vendo mesmo. Dizem que foi "dirigido" pelo Spike Jonze, mas não encontrei confirmação disso.


Perfect Situation - http://br.youtube.com/watch?v=pK2GaqqKAqo
Poderíamos ignorar esse vídeo, feito por Marc Webb, que costuma dirigir clipes de bandas emo. Bom, talvez cada música tenha o vídeo que mereça, pelo menos nesse caso a teoria seria bem aplicada. Mas vale mencioná-lo por termos a filha de Jack Bauer como a segunda atriz de 24 horas a aparecer num vídeo do Weezer.



Ainda tem esse vídeo de "Pink Triangle", retirado do DVD da banda: http://br.youtube.com/watch?v=gjy3XbxMW1A - Nada demais, mas olha aí a oportunidade de ouvir uma baita música.


E ainda tem essa versão de Buddy Holly sem os vocais, feitas por um fã: http://br.youtube.com/watch?v=KOCi01Nhvf8 Nos vídeos relacionados existem outras faixas acapella e explicações sobre como ele fez isso.


E sim, eu sou fã do Weezer! A ponto de ficar mandando email em inglês macarrônico para eles há 8 anos atrás. Um deles foi publicado por Karl Koch no site da banda, na época:
# 9/13/2000:

"I thought the vma's horrible. A good f***ing award would be with shows of Weezer, Nofx, Foo Fighters, Eel's and Radiohead. (Mtv Brasil transmited the vma's) --Regards, Renato Silva, from Brazil"
Renato's comment pretty much sums up what the majority of you had to say about the VMA's...thanks for responding!

3 comentários:

Mari disse...

otaner é groupie e não nega. que gracinha. =P

Bruno disse...

O clipe de Buddy Holly tem também a participação especial do Sr Miyagi, novinho, que era do elenco da Happy Days. Se não me engano ele aparece logo depois do solo, todo pimpão com o Weezer.

Otaner disse...

Mariana, o pior é que em 2005 quando era pra eu ser groupie e ir no hotel falar com eles eu preferi conhecer Curitiba. :D

Bruno, não sabia que aquele lá era o Sr. Miyagi! Legal.