Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Peel!

Caro leitor do La Cumbuca, você pode não saber, mas o senhor John Robert Parker Ravenscroft, ou John Peel, deve ter alguma influência na sua vida também. O DJ que comandava a Radio London de meia noite até às duas da manhã educou uma geração. Ele tocava Mothers of Invention, Dylan, The Undertones, Howlin' Wolf e mais uma infinidade de lendas que mudaram a cabeça da garotada lá na terra da rainha. Mais do que educar Peel criava laços com os ouvintes, tanto que ele recebia cartas, com discos e poemas, mais do que qualquer disc jockey da rádio. Mesmo com o fim da Radio London ele não parou. A BBC então começou a mandar na sua vida. No inicio, nem um programa solo ele tinha, mas mesmo desafiando a sua audiência com um outro tipo de música, ele conseguiu um programa só seu, que depois veio a se tornar o badalado John Peel Show. Ao mesmo tempo, o nobre chegou a tocar programas para as forças britânicas, um na Finlândia, outro na Áustria, fora o seu 'oficial' na BBC Radio 1 e ainda aparecia de vez em quando em alguma rádio independente da vida.

John Peel promoveu vários artistas independentes, e que hoje estão por aí, ou já até expiraram, gente como Sex Pistols, Pj Harvey, Clash, Undertones, Buzzcocks, Bowie e até o White Stripes creditam a ele o sucesso que fazem hoje. Peel gravou mais de 4000 sessões, cerca de dois mil artistas diferentes passaram por um estúdio capitaneado por ele.

Você já deve ter percebido quanto esse cara é importante pro La Cumbuca também. Infelizmente ele morreu em 2004, mas se estivesse vivo comemoraria amanhã 69 anos! Quem já estiver com a data marcada pra partir, lembre de visitar o tio e dizer que o Túlio mandou um abraço!

  • I just want to hear something I havent heard before
  • John Peel (30 Agosto 1939 – 25 Outubro 2004)

Um comentário:

Anônimo disse...

o Mauricio Valladares do UK!
se encontrar por aí, qlq disco com título de 'bbc sessions', 'the peel sessions', 'live at the bbc'
pode comprar de olhos fechados pq tem o dedo desse cara.