Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MuiTa Vergonha

Ontem aconteceu o Video Music Brasil, também conhecido como VMB, a premiação que a MTV faz para aqueles artistas que a emissora acha que possam dar audiência entre o público adolescente classe média de São Paulo. Enfim. A premiação até que não começou tão mal com o apresentador Marcos Mion surgindo voando pendurado em balões tal qual aquele padre maluco que mó-rreu e logo depois ele surge fantasiado de Vanessa da Matta, fazendo uma paródia daquela música modorrenta dela. E com exceção de uma ótima gravação do João Gordo com o Lobão, usada para apresentar o prêmio de Aposta MTV (que tinha Turbo Trio, China e 3 Na Massa como concorrentes e ganhou outra "coisa" lá) o resto da premiação ia naquela direção da monotonia de toda premiação, público na platéia desinteressado nas piadinhas pré-escritas, canastrice de apresentador e convidados, shows chatinhos, etc, etc.



Aí veio o Bloc Party.



Eles começaram a tocar uma música nova chamada "Talons". Um ritmo meio eletrônico e pesado, interessante, e... Ei, o que o baterista está tocando não tem nada a ver com o som que está saindo. Aliás, ele não parece que está tocando, as baquetas parecem que só estão passeando nas peças da bateria. Ok, talvez a bateria seja pré-gravada. Corte da câmera para o vocalista Kele Okereke. Era difícil de acreditar, mas havia uma voz potente saindo do som da televisão ao mesmo tempo que havia uma voz mais baixa, fora do tempo, saindo da boca do vocalista. Sim, fiquei alguns anos sem ver o VMB, mas acho que era a primeira vez que uma banda tocava com playback na premiação! O outro guitarrista também tocava "a sério" coisas que não tinham absolutamente nada a ver com o som. O pior é que, apesar de ser possível notar que era tudo mentira, eles foram até o fim, como se estivessem tocando mesmo.


Estava sem acreditar, com vergonha até de continuar assistindo, imaginando se só eu teria reparado nisso, mas é óbvio que não. Na internet já havia comentários a toda velocidade. E ao fim da música uma sonora e gigantesca vaia! Depois disso eu realmente não conseguia mais olhar para a televisão direito, de tanta pena de ver aquela cena patética, mas eu sei que eles (ou o cara que botou o cd) emendaram "Banquet", do excelente disco "Silent Alarm" e aí os caras da banda resolveram aloprar. Já não tocavam mais seus instrumentos direito e Kele Okereke largou sua guitarra e saiu correndo pra lá e pra cá com o microfone. Depois que ele levou um tombo em uma das passarelas e caiu no meio de uma galera eu desisti de continuar vendo.


Ainda não se sabe quais foram os motivos para aquilo acontecer, mas ficou uma imagem péssima tanto para a banda, quanto para a MTV. A banda tem chance de se recuperar ainda no Planeta Terra, mas vai ter que esforçar muito para apagar a má impressão que deixaram. Se é que eles se importam com isso. E a MTV, que já me mostrou tantas coisas legais (o Eddie, por exemplo) conseguiu a proeza de realizar o provavelmente pior VMB da sua história, algo tão vergonhoso que não seria exagero se eles não fizessem uma premiação ano que vem. Depois do fiasco do Bloc Party parece que a premiação desceu a níveis profundos, como se fosse o filme Moulin Rouge dirigido pelo George Romero, especialmente nos shows do Bonde do Rolê e do Fresno com Chitãozinho e Xororó. A única salvação da derrocada total veio de onde menos se esperava: de Marco Mion, logo depois do playback do Bloc Party, que mandou de forma irônica no melhor estilo Faustão: "É, quem sabe faz ao vivo!" para alegria e aplausos da platéia presente.


Não encontrei no youtube essa "performance", e é bem capaz da MTV ficar mandando tirar do ar se alguém colocar, mas se achar colo aqui.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ia comentar sobre isso agora. Vergonha mesmo, já tava achando a banda meio fraca. Depois do Silent Alarm não saiu nada de legal, e agora essa. O circo vai lotar

marco homobono disse...

fala, otaner!
eu estava dormindo na minha caminha com a televisão ligada.
quando escutei aquela voz de robert smith. pensei: "caraca, é o bloc party!". eu gosto da banda.
aê eu tive uma percepção igual à sua.
o som da voz estava "bom de mais". foi quando caiu a ficha de que era um playback. mas pensei que era uma viagem minha.
pelo visto, não foi né???
hoje nos comentários lá no blog do jamari frança, uma jornalista postou isso aqui:
"quanto ao bloc party, continuo esperando para ver os caras tocando ao vivo. acho que eles tiveram um dia infeliz. chegaram em SP na própria quinta feira, sofreram pacas no aeroporto, a mulher do baterista foi deportada, pegaram trânsito, bateram o carro, passaram o dia dando entrevistas, foram se arrumar e depois, já foram direto para o VMBl deu no que deu... uma pena(...)"

realmente, é muito estresse para um dia só. mas isso justificaria não tocar ao vivo???
esses caras devem estar acostumados a coisas piores da estrada. não é possível.

então, é isso aê.
um grande abraço, cumbuqueiros.

Otaner disse...

Fala, Marco!
A cobertura do Globo online conseguiu ser pior do que o playback do Bloc Party. A platéia vaiou os caras e tá lá escrito que eles agradaram a platéia! Tem uma outra matéria, anterior à premiação, dizendo que "o Bloc Party veio mostrar no vmb o que farão nos shows em novembro". Como ninguém tem bola de cristal, agora ficou uma coisa extremamente irônica. Quanto aos reais motivos para o playback, ninguém disse. A MTV disse que eles que quiseram. A banda passou o som no VMB à tarde, não sei se já com playback ou não.