Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Anos 00 - Queremos sua opinião

Dizem que o século XXI começa em 2001. E realmente, não só pelo lógica criada pelo calendário gregoriano, mas os próprios fatos históricos se encarregaram de deixar registrado que este século começou em 2001. Mesmo na música, as coisas só começaram a tomar forma em 2001 quando os Strokes surgiram, primeiro com um EP e logo depois com seu primeiro cd, Is This It.



Não que o Strokes tenha tido a aceitação maciça que outras bandas tiveram no passado, afinal de contas entramos em uma era onde não há mais unanimidades. Qualquer pessoa, disco, filme, carro, perfume e chute a gol pode ter um elogio e uma crítica demolidora dentro da internet, que influencia as pessoas. É a informação sendo mais distribuída e com isso as opiniões também. Mas mesmo assim eles abriram as portas para muitas das bandas que surgiram depois. Mas não é de Strokes que eu quero falar.



É sobre 2001. Ou sobre 2000. Mesmo o século começando em 2001, não dá para não pensar na força que existe em dizer que estamos nos anos 00. De 2000 a 2009 a dezena tem estado ali estacionada no zero e ano que vem ela vai subir uma casa. Para quem viveu o século passado foi o sinal de que o futuro chegou e, bem, ele nem é tão diferente assim de 1999, talvez pensemos, quando nos esquecemos o quanto nossos hábitos mudaram completamente, em especial na nossa relação com a música.



Em 2000 descobríamos as facilidades em baixar músicas avulsas e pela metade no pioneiro dos programas de compartilhamento Napster, hoje em dia baixamos álbuns inteiros em questão de minutos. Uma indústria inteira desmorona aos nossos olhos enquanto não sabemos se comemoramos ou nos preocupamos. Talvez seja motivo de comemoração saber que nesses dez anos, 2000 a 2009, a despeito de opiniões mais pessimistas, muita coisa boa aconteceu na música.



Shows memoráveis passaram pelo Brasil, bandas incríveis surgiram por todos os lados, discos em uma quantidade absurda, para (quase?) todos os gostos possíveis foram lançados em todos os formatos que foram criados até hoje. E pela primeira vez, boa parte das pessoas puderam ter acesso a tudo isso de uma forma que nunca haviam tido antes. Esses foram os anos 00.



E imagino que nossos parcos e valiosos leitores tiveram acesso a muito do que foi produzido entre 2000 e 2009. E gostaríamos de saber o que vocês consideraram que foi o melhor nesse período, o que os impactou, o que definiu esses nossos tempos.


Melhores shows.


Melhores músicas.


Melhores artistas.


Melhores discos.


Nacionais e/ou internacionais. Escolha uma categoria, ou várias, ou todas. Misture e agite. Eli, Lismar, Dine, Matheus e outros que lêem mas não mandam recados e outros que estão lendo hoje, agora, deixem de preguiça e mandem um email para lacumbuca@gmail.com nos falando sobre suas listas. Nós provavelmente vamos publicar todas. E as nossas, minha e do Túlio. Em 2000 eu tinha 20 anos e Túlio tinha acho que 8. E vocês?

5 comentários:

Elishistoria disse...

"Em 2000 eu tinha 20 anos e Túlio tinha acho que 8. E vocês?"

hahahahahaha
Vou pular essa parte da idade...rs

Minha listinha segue amanhã.

Matheus Pinheiro disse...

HAHAHA, Eli tinha 12, rs.


Farei a lista.

Lismar Santos disse...

Sim sim! Copiei o final do texto e colei no bloco de notas. Hj na madruga começarei a vasculhar o cérebro e escrever algo, ok ok?

Otaner disse...

Vocês são lindos, amigos.

Diego Albuquerque disse...

Eu tinha 18 anos no ano 2000 e ja tinha visto 2 dos melhores shows da minha vida ate agora.

hehehehehehehehehhehehehe

Vou fazer um top 3 so com internacional pop ok?! E vou colocar um nacional por critica em cada enquete de voces...

Melhores shows: Radiohead, Arcade Fire, Queens of the stone age ( Nacional: Los hermanos= Nação Zumbi.)

Melhores músicas: Concertina ( The Mars Volta); All I Need ( Radiohead); NY city Cops ( Strokes) (Nacional: O Vencedor/ cara estranho/ último romance ou qualquer uma nesse estilo Los hermanos)

Melhores artistas: Radiohead, The Mars Volta, Queens of the stone age (Nação Zumbi)

Melhores discos: Frances The Mute ( The Mars Volta); Kid A ( Radiohead); Funeral ( Arcade Fire) (Bloco do eu sozinho ( Los hermanos))