Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Resenha, fotos, vídeos: Los Sebosos Postizos no Open Air (17/10/12)

Los Sebosos Postizos - 17/10/12



Los Sebosos Postizos se apresentaram uns dias atrás no Vivo Open Air que está acontecendo no Jockey Club da Gávea. Muita gente ainda não sabe, apesar de uns bons anos de existência, que se trata de boa parte da Nação Zumbi tocando músicas de Jorge Ben. Difícil de intuir pelo nome escolhido para o projeto, que finalmente lançou o primeiro disco este ano.



Los Sebosos Postizos - 17/10/12



Nesse ponto, do nome não guardar relação óbvia com o homenageado, é diferente de outros grupos pernambucanos que se utilizaram do mesmo expediente com outros grandes nomes da música brasileira. Mombojó e China se juntaram há muito tempo para tocar Roberto Carlos, então tiveram como boa sacada o nome Del Rey.



Já o pessoal da Mula Manca, ao lado do pianista Vitor Araújo, botaram Seu Chico como nome para o grupo dedicado a tocar músicas de Chico Buarque. A escolha pouco óbvia não está somente no nome dos Sebosos. Não tem "País Tropical", "Mas Que Nada", "W/Brasil", "Chove Chuva" ou "Fio Maravilha" no repertório deles.




"Os Alquimistas Estão Chegando"



A Nação Zumbi ensebosada entra é em total sintonia com o disco Tábua de Esmeraldas, de onde buscam cinco músicas para recriar: "Os Alquimistas Estão Chegando", "O Homem da Gravata Florida", "Minha Teimosia, Uma Arma pra te Conquistar", "Zumbi" (claro, né...) e "5 Minutos".



"Minha Teimosia, Uma Arma pra te Conquistar"



Nessas músicas do hoje em dia celebrado Tábua..., a maior "recriação" está no tom da voz de Jorge Du Peixe, bem mais grave do que seu xará Ben Jor. Mas o grupo vai mais fundo no baú do Ben e busca músicas do disco O Bidú ("A Jovem Samba", "Olha o Menino") e Força Bruta ("O Telefone Tocou Novamente", esta também mais conhecida atualmente).



Los Sebosos Postizos - 17/10/12



É em músicas pouquíssimo conhecidas como "Pula Baú" (do disco Sacundin Ben Samba) onde eles aproveitam para mudar e dar uma cara nova. "Rosa, Menina Rosa" (disco Samba Esquema Novo, de 63), que eles já haviam gravado com Céu no disco Vagarosa é o exemplo mais radical de transformação, numa levada dub que consegue ser ao mesmo tempo lenta e dançante.




"Pula Baú"


Do último show que vi do Los Sebosos Postizos, no Oi Futuro Ipanema, senti falta do trompete do Guizado, que encorpa a sonoridade do disco, inclusive. Chiquinho, tecladista do Mombojó, esteve no lugar de Bactéria e não compremeteu, mas também não se destacou. Nem mesmo Lúcio Maia, herói da guitarra em quase tudo que participa, teve um brilho. Tendo um leque de opções do cancioneiro de Jorge Ben, o que chama a atenção são as escolhas.


O Open Air, que além de shows, tem uma programação de cinema e festas, continua esta semana. As próximas atrações do evento são:


30/10
21:00 - Filme: Vou Rifar Meu Coração
23:00 - Show: Hurtmold


31/10
21:00 - Filme: De Volta Para o Futuro
23:00 - Show: Baby Sucessos


01/11
21:00 - Filme: Marcados Para Morrer
23:00 - Show: Trio Preto+1


02/11
21:00 - Filme: Frankenweenie
23:00 - Festa: Rocka Rocka


03/11
21:00 - Filme: O Poderoso Chefão
23:00 - Festa: Sem Loção


04/11
20:00 - Filme: A Deeper Shade of Blue
22:00 - Show: Toca Rauuul



Nenhum comentário: