Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Resenha, fotos, vídeos: Paulinho da Viola no Parque Madureira (17/11/12)

Paulinho da Viola - 17/11/12



Como deve ter sido assistir Bob Marley tocando em Kingston? Ouvir o Cartola cantando na Mangueira? Dorival Caymmi na praia de Itapuã? Beatles em Liverpool, etc, etc, vocês já devem saber, pelo título deste texto e pela foto logo aí em cima, onde eu quero chegar.





"Sei Lá, Mangueira" / "Onde A Dor Não Tem Razão"




Esta foi a segunda oportunidade de ver, este ano, Paulinho da Viola em Madureira. A primeira, no bloco de rua pré-carnavalesco que o homenageava, o Timoneiros da Viola, foi possível andar, pular, dançar pela Estrada do Portela ouvindo músicas sobre Paulinho e o bairro. Um dos 5 melhores blocos deste ano, pra mim.




Paulinho da Viola - 17/11/12




Meses depois, as obras que haviam próximas ao Madureira Shopping se transformaram no Parque Madureira. O parque já teve shows de Jorge Aragão, Raça Negra e Billy Paul e para comemorar seus 70 anos, chegou a vez de Paulinho da Viola.





"Nervos de Aço"




Porém, ah, porém... No final de setembro, quem esteve no Circo Voador sabe bem das dificuldades que foram conseguir ouvir de forma decente Paulinho e banda. Embora a casa de shows acabe arcando com as consequências de problemas desse tipo, não parece que foi tanto culpa do Circo e muito menos coincidência que mais uma vez problemas de som atrapalhassem boa parte da apresentação, mesmo depois de uma hora de atraso para o início do show.




Paulinho da Viola - 17/11/12




Só que o "fator Paulinho", é preciso admitir, ameniza as condições dos trens pro subúrbio, distâncias, atrasos e até problemas de som (que depois de um tempo acabaram sendo resolvidos). Se tem um cara que age de forma gentil diante de qualquer adversidade em cima do palco, esse cara é ele (mals aê, Robertão), que até pede para o público avisar se não estivermos conseguindo ouvir direito.





"Argumento"




Gentileza para, mesmo na Portela, cantar seu samba em homenagem à concorrente, "Sei Lá, Mangueira" ou para não esquecer os sucessos indispensáveis, "Argumento", "Dança da Solidão", "Pecado Capital", "Coração Leviano". Mas também abrir espaço para músicas que o público não canta junto, mas até que presta atenção, como em "Peregrino" (e o som tava ótimo nessa, grande momento).





"Peregrino"




Mas a maior emoção acontece na entrada da Velha Guarda da Portela. Liderados por Monarco e Tia Surica, os veteranos representantes da escola de samba fizeram as vozes se elevarem em diversos momentos durante a participação deles, seja cantando (com Paulinho da Viola no tamborim), seja contando histórias já manjadas sobre o aniversariante, mas que contadas por Monarco e cia não é sempre que se ouve.



Paulinho da Viola - 17/11/12



Antes de terminar com "Foi Um Rio Que Passou Em Minha Vida", um Rio de Janeiro já passava em minha saída de Madureira. Subúrbio, zona norte, centro, zona sul, ruas esburacadas, falta de sinalização, ônibus batendo em van, não há preço grande o suficiente para ver Paulinho da Viola em casa.



Mais alguns vídeos que gravei:





"Tudo Se Fransformou"




"De Paulo a Paulinho"




"Portela Feliz"

Nenhum comentário: