Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Melhores Discos Nacionais de 2015 - Preliminares





Assim como na lista de melhores discos internacionais, coloco, em ordem de preferência, quinze dos montes de discos lançados no Brasil ano passado. Com todo respeito a quem faz listas de 50, 100, 200 discos ouvidos em um ano, e sabendo que isso é uma brincadeira feita de forma séria e ao mesmo tempo uma coisa séria feita de brincadeira, chega a um ponto que não faz sentido.




A produção nacional foi mais uma vez bem exuberante e muitos discos têm boas faixas, mas que nem sempre significa que resultaram em um disco bom. Limitando a um número mais "reduzido", a vantagem é realçar aqueles discos que, individualmente, tiveram um impacto maior e uma quantidade maior de ótimas músicas, embora essas listas produzidas aqui não tenham regras rígidas ou bem definidas.





Mesmo assim, seria injusto, antes de começar a mostrar os 15 da lista, não mencionar alguns nomes que foram cogitados. O que chegou mais perto de entrar no Top 15 foi Zé Vito, a.k.a. José Victor Gottardi (ex-Sobrado 112, que toca guitarra na Abayomy Afrobeat Orquestra e com vários outros artistas, de Céu a Jards Macalé), com seu segundo disco solo, Pode Ser. 3/4 do Do Amor lançaram discos que também foram considerados: Gustavo Benjão (Hardcore Nêgo), Marcelo Callado (Meu Trabalho Han Sollo Vol. II) e Ricardo Dias Gomes (-11). No rap, João Xavi, radicado na Alemanha, fez bonito com The Cosmic Race.




Boogarins justificou através do Manual o reconhecimento internacional que tem recebido. Embora tenham lançado EPs e não tenho regra muito definida sobre isso nas minhas listas, é certo que Metá Metá e Alessandra Leão trouxeram muita boa música para 2015. E o Biltre trouxe observações bem humoradas sobre o cotidiano para o molho de suas ótimas músicas presentes em Bananobikenologia.




Claro que não ficou só nisso. Guizado, Arnaldo Antunes, André Abujamra, Krisiun, Gui Amabis, Alberto Continentino... Para quem estiver interessado em explorar o tanto de discos que saíram, aqui no La Cumbuca colocamos quase 400 álbuns lançados ano passado e vocês podem clicar aqui para explorar parte do panorama musical brasileiro.




Para consultar o meu Top 15 Nacional de 2015, você poderá clicar neste link.

Nenhum comentário: