Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





terça-feira, 5 de agosto de 2008

O que é Cabeça?

O Rio de Janeiro, nos anos 90, assim como em boa parte do Brasil, produziu um grande número de bandas alternativas, com um som que podia ir de emulações do hardcore californiano à mais destrembalhente e caótica experimentação sonora. Garage era o templo para essas bandas. Kamundjangos (hoje Djangos), Funk Fuckers, Zumbi do Mato, Planet Hemp, Pelvs, Enzzo, Poindexter, Pólux, Mulheres Q Dizem Sim, Chatos e Chatolins, Piu Piu e Sua Banda, Sex Noise, Ack e Acabou La Tequila eram alguns de seus expoentes, cada um com um som mais diferente que o outro. Uma das bandas mais legais era o Cabeça.

Apesar de só ter visto um ou dois shows da banda na época, pelo menos uma apresentação deles, lançando o cd Na Medida do Impossível foi memorável, com um Garage bem cheio e várias bandas abrindo para o trio formado por Kalunga no baixo e voz, Nobru Pederneiras na guitarra e Pedrinho Garcia na bateria. Antes e depois desse show era possível ouvir em programas de rock feito em rádios comunitárias e/ou piratas, como a Rádio Central FM e a Progressiva FM (que tinha bem mais do que música progressiva), em que era preciso uma certa ginástica para conseguir sintonizar, clássicos como "Quem não cola, não sai da escola", "Propaganda" e "Não Pode Mais Ficar Parado". As 6 primeiras e 6 últimas faixas (com exceção de "Miau") do cd são hits absolutos, pelo menos aqui no meu quarto. O som do Cabeça era um punkrockhardcore básico e toscão, porém muito bem executado. Mas o mais legal, além dos riffs e acordes simples e eficientes, eram as letras. Quase todas curtas e diretas em suas "mensagens". "Não pode mais ficar parado" só acrescenta as palavras "menina" e "menino" em dado momento, além daquilo já dito no título da canção, só para ficar no exemplo mais emblemático. E precisava dizer algo mais?

Por acaso, esse ano já vi duas bandas relembrando "Não Pode Mais Ficar Parado": Seu Miranda e Do Amor. Do Amor ainda tocou a tríade "Street no Flamengo é Podre / 1 x 1 / Peneirando o Leite". Não sei se esse tipo de som vai fazer sentido para quem não viveu aquela época, mas para quem viveu ou tem alguma curiosidade em tentar entender e conhecer uma pequena peça do quebra-bate-cabeças que foram as bandas underground nos anos 90, é totalmente recomendável baixar esse disco.


Cabeça - Na Medida Do Impossível
Faixas
01 - Street no Flamengo é Podre / 1 x 1 / Peneirando o Leite
02 - Quem Não Cola Não Sai Da Escola
03 - O Que É Cabeça
04 - Não Pode Mais Ficar Parado
05 - Mães
06 - Propaganda
07 - P.A.
08 - Você
09 - O Gato de Botas
10 - Love Is Pain / Você Não Sabe
11 - Ei
12 - Cuin
13 - Subconsciente
14 - Tutupá
15 - Miau
16 - Criança Alienada
17 - You Better Die
18 - Mundo Dos Sem Noção
19 - Esmague


Atualização 29/04/2012: novo link para baixar.

DOWNLOAD

8 comentários:

PedroMartins disse...

Amigo, o link tá ruim... conserta aí pfvaor... gostaria muito de baixar esse CD!!!

Paulo Sérgio disse...

O fera, o link ta quebrado, envia pra algum outro servidor pra gente jou, queria muito mesmo baixar esse cd, se vc tiver os outros 2 deles tb, eu ficaria muito agradecido,
valew

Vitor disse...

O link ta ruim ....

Anônimo disse...

Po, tem como postar de novo?

Anônimo disse...

também quero por favor!!

Otaner disse...

Galera, finalmente repostei o disco do Cabeça. Espero que depois de tanto tempo vocês ainda lembrem de procurar aqui. :)

Anônimo disse...

EU SOU O CHANEL DE JUNDIAI/SP
CURTO DEMAIS O CABEÇA
CONHECI O KALUNGA E A RAPAZIADA E VI VARIOS SHOWS DELES
VALEU PELA POSTAGEM

TUTUPAPATUPATUPA HEY!

Otaner disse...

De nada, Cabeça é muito bom mesmo. Uma música deles está no disco novo do BNegão. Abs