Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dica de leitura: Um punhado de gitanes

Depois de ficar algumas horas ouvindo os discos do Serge Gainsbourg, fui em busca da única biografia dele editada no Brasil. 'Um Punhado de Gitanes', escrito pela Sylvie Simmons, e não me arrependi.

O livro conta toda a história de vida do Serge com base em entrevistas que ele concedeu a outros jornalistas e de conversas com pessoas próximas, como a linda Jane Birkin. A autora sempre confronta as diversas versões dos acontecimentos, lembrando o leitor que nem tudo aquilo é verdade, mas que ela tenta registrar de uma maneira isenta cruzando os relatos.

Em uma ocasião a Jane disse que os músicos negros - na turnê do primeiro disco reggae de Gainsbourg, Aux armes et cætera - contratados para um show na França não tocaram porque Serge era um cara muito piedoso e não queria expor eles aos oficiais da direita francesa, que estavam revoltados com a versão reggae do hino francês. De fato seria um absurdo fazer os músicos tocarem de frente para policias a fim de briga, mas segundo um dos músicos, eles só não subiram no palco porque Serge não quis pagar um adicional.

O livro é repleto de histórias deliciosas, como o dia que Gainsbourg e Elizabeth (sua esposa na época) transaram no apartamento de Salvador Dali. Como Serge conseguia fumar seus gitanes no hospital - fumava mesmo depois de sofrer uma parada cardíaca. E detalhes que revelam como ele era tímido, nunca na vida ficou nu na frente de uma mulher, Jane confirma isso.

Sua infância é muito bem retratada. Não foi fácil para um filho de imigrantes judeus russos viver na França ocupada pelos nazis. Os judeus eram obrigados a usar uma estrela para indicar a sua condição, isso traumatizou o narigudo, que quando obteve fama e dinheiro, encomendou uma estrela de platina para 'vingar' a velha, essa sim seria exibida com orgulho.

Outra 'vingança' de Serge foi com as prostitutas que riram da cara dele, com 16 anos ele não conseguiu contratar uma, aparentava ser muito novo, e as senhoras não queriam nada do moleque. Diante disso ele decidiu que um dia transaria com as mais belas mulheres da França. Difícil, né?

São cerca de 200 páginas. A minha edição tem até a discografia completa do gênio francês. 'Um punhado de gitanes' saiu pela editora Barracuda e custa cerca de 30 reais.

Nenhum comentário: