Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dicas para o Viradão (?) Carioca


Começa sexta-feira e termina no domingo a segunda edição do Viradão Carioca. Gostaria de tecer somente loas à iniciativa da prefeitura e indicar de forma mecânica a programação, mas a coisa não é tão simples assim.


O Viradão é uma idéia boa, porém executada de forma extremamente preguiçosa. E nem é exatamente um problema o nome ter sido copiado da Virada Cultural, que tem acontecido nos últimos 5 anos em São Paulo.


O que pega é que apesar dos nomes parecidos, o conceito é completamente diferente. Aqui dizem que são 48 horas (já vi gente dizendo que são 54 horas) de música, mas a verdade é que em nenhum dos palcos programados as atrações acontecem por 48 horas ininterruptas. Então a cidade não "vira" a noite de verdade, como acontece em São Paulo, que exibe atrações por 24 horas sem parar.


Lá, os shows e espetáculos são em grande parte uma forma de atrair os moradores a conhecer o centro da cidade em uma outra situação, sem a correria costumeira do dia-a-dia, isso sem esquecer de colocar artistas para apresentações em locais periféricos. Aqui os palcos são descentralizados, o que é bom para moradores do subúrbio. No entanto as estruturas que em 2010 serão armadas na Praça XV e na Cinelândia não são atraentes para que o carioca "redescubra" o centro. Mas essa visão diferente pode ser explicada já que o carnaval aqui já faz um pouco essa função.


O grande problema do Viradão mesmo é a aparente desorganização. As atrações foram anunciadas faltando um pouco mais de duas semanas para o início do evento, mas isso nem seria tão ruim se tivesse sido anunciado de forma completa. Entretanto, novos nomes vão aparecendo faltando 4 dias para começar e por mais que isso seja a alegria dos fãs dos novos escalados, dá uma amostra de que as coisas parecem ser feitas mais uma vez de forma pouco planejada.


Hoje mesmo, por exemplo, foi anunciado o show de Arnaldo Antunes na sexta-feira no Galpão Aplauso, que fica mais ou menos perto da Rodoviária. Ano passado me arrisquei ir até lá ver o Tom Zé, pressenti a furada (e o atraso que já estava rolando) e saí correndo para o Leme onde vi um show memorável da Marina Lima.


E é aí que entra a parte boa do Viradão. Apesar de tudo, é possível fazer um roteiro agradável entre as opções existentes. Além de Marina Lima, ano passado pude conferir Adriana Calcanhotto no Teatro Carlos Gomes. Pouco, mas já valeu a pena.


Esqueça os nomes manjados. Jorge Benjor, Martinho da Vila, Mart'nalia, Lulu Santos, DJ Marlboro, Marcelo D2, Diogo Nogueira se apresentam em shows gratuitos pela cidade todo ano (muitos deles já tocaram mais de uma vez no ano novo). Luiz Melodia, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Jorge Aragão e o graaaande Molejão (sem ironia) também, mas aí já dá pra levar em consideração, já que são menos frequentes.


A programação está aqui.


Os nomes interessantes que selecionei estão aí embaixo:


Sexta-Feira - 09/04/2010

PALCO CENTRO – CINELÂNDIA
19:00 - BRASOV
21:00 - FINO COLETIVO
23:00 - BANDA SEU CHICO E VITOR ARAUJO

LONA CULTURAL BANGU
20:00 STEREO MARACANÃ - JOVEM CEREBRAL

GALPÃO APLAUSO - ZONA PORTUÁRIA
21:00 - ARNALDO ANTUNES (cuidado com o lugar)

PALCO LEME
23:00 - SHOW DOBRANDO A CARIOCA - ZÉ RENATO, MOACYR LUZ, JARDS MACALÉ E GUINGA





Sábado - 10/04/2010

ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO
16:00 - VITOR ARAÚJO

PALCO LEME
20:00 - JORGE MAUTNER

ARCOS DA LAPA - ANFITEATRO
19:00 - 7° OPALÃO FREESTYLE CONTEST - MC MARECHAL, DJ JUAN, DJ PACHÚ E MARCELINHO M.G
21:00 - BLACK ALIEN

PALCO CENTRO – CINELÂNDIA
22:00 - SILVIA MACHETE



Domingo - 11/04/2010

PRAÇA PARIS - GLÓRIA
09:00 - GLÓRIA DO CORPO - CIA DE MOVIMENTO DEBORAH COLKER

TEATRO CARLOS GOMES
11:00 - OSB JOVEM E JOÃO DONATO



--------------
Ainda está programado no sábado e domingo para a Sala Municipal Baden Powell um "Festival de Bandas de Rock", mas ainda hoje não se sabe que bandas serão essas.


Enfim, falta ousar mais na programação e dar a oportunidade que os cariocas assistam a nomes menos óbvios e com menos chance de alcançar o grande público de outra forma, sem com isso deixar de colocar as figurinhas repetidas de sempre. Inevitável que eu compare novamente com São Paulo, onde nos últimos dois anos vi Leno tocando Vida e Obra de Johnny McCartney na íntegra, assim como Violeta de Outono e Arrigo Barnabé também tocaram discos clássicos de forma completa, além de Siba e a Fuloresta, Odair José, Mutantes, Instituto tocando a fase Racional do Tim Maia, Superguidis, Reginaldo Rossi, Bocato, Trio Mocotó, Antonio Carlos e Jocafi, Novos Baianos, Do Amor, Banda de Pífanos de Caruaru, Nação Zumbi...





PS.: Ano passado o site do Viradão modificou horário, data e lugar de algumas atrações até um dia antes de começar. O roteiro que fiz considera a programação que estava constando no site na segunda-feira à noite.


PS2.: Viradão Carioca adiado. Leia mais aqui.

7 comentários:

Elishistoria disse...

Em comparação ao ano passado, achei que melhorou. Não dá pra ficar tão empolgado, mas o palco da Cinelândia é o que tá menos "óbvio".

Matheus Pinheiro disse...

PRAÇA PARIS - GLÓRIA
09:00 - GLÓRIA DO CORPO - CIA DE MOVIMENTO DEBORAH COLKER


__


Que viadagem!

Matheus Pinheiro disse...

Ok, achei a programação geral uma merda.

Tudo mais do mesmo, ALÔ SECRETARIA DE CULTURA, ME CONTRATEM!

Otaner disse...

Acho que até a programação da Cinelândia tá óbvia demais, embora eu goste de boa parte das bandas que vão tocar lá. Mas são os tipos de shows que, se você perde, na semana seguinte tem outro deles pra ver.

O que é menos comum aí é o show com Zé Renato, Moacyr Luz, Jards Macalé e Guinga na sexta, o Black Alien (dependendo do que fizer) no sábado e o João Donato com a OSB (jovem? os adultos não toparam?) no domingo.

leonardo disse...

porra ano passado tava melhor
tinha moveis =D
rs

Otaner disse...

hehehe, a única vantagem deste ano é que não inventaram (ainda) que os shows no Circo Voador fazem parte do Viradão, que nem fizeram ano passado com Móveis. Mas a prefeitura podia ter coragem de dar uma melhorada na programação e colocar o Matisyahu e Mallu Magalhães de graça!

Unknown disse...

Galpão do Aplauso nunca mais!

Ainda tem o show do Zeca Baleiro no Viradão (Teatro do Sesi Jacarepagua) que NÃO foi adiado. Dia 10, as 20h, retirar ingressos antecipadamente, e é digrátis.