Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

2011 foi: Top 11 Discos Internacionais

No meio do ano comentei o quanto os lançamentos vindos de fora estavam me animando. Infelizmente, depois que escrevi isso parece que houve uma esfriada e não apareceram mais grandes bandas com grandes lançamentos. Tanto é assim que minha lista do meio do ano não se alterou muito.


Mas não se pode deixar de perceber que no segundo semestre tivemos lançamentos de Bjork, Tom Waits e agora no finzinho do ano Black Keys. Os três aparecem na lista aí embaixo junto com o R.E.M. que terminou sua carreira com um disco que faz jus às três décadas de serviços prestados.




Notem que preferi incluir a gravação que o Radiohead fez tocando The King of Limbs no programa From The Basement do que o disco em si. O disco merece figurar entre os melhores do ano de qualquer forma, mas foi nessa apresentação que suas músicas se sobressaem e a adição de "The Daily News" e "Staircase" às oito faixas originais o fazem ter uma "cara" de álbum mesmo.




I'm From Barcelona faz uma bobagem extremamente agradável com Forever Today. Tune-Yards (me recuso a escrever o nome na forma de miguxês) tem algumas das melhores canções do ano: "Gangsta", "My Country" e "Bizness" parecem fugir de qualquer padrão pop e ao mesmo tempo soam acessíveis com sua alegria no meio de tanta gente lançando folk tristonho.



E por falar em alegria, a música africana está muito bem representada pela Orquestra Poly-rythmo de Cotonou. Já Sondre Lerche é um dos discos mais viciantes que já ouvi e reouvi e reouvi... Construções pop que não enjoam. PJ Harvey é a unanimidade do ano com todos os motivos para isso, voltando ao nível de Stories from the City, Stories from the Sea. E The Kills me afetou particularmente; o que ouço não é um disco, mas uma obra que brilha em cada faixa e beirando a perfeição ouvidas em conjunto. E é isso, são esses meus 11 preferidos de 2011.





11
Björk – Biophilia





10
R.E.M. – Collapse Into Now





09
I'm from Barcelona - Forever Today






08
Tom Waits - Bad As Me





07
Tune-Yards - W H O K I L L






06
Radiohead - The King of Limbs Live From The Basement





05
Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou - Cotonou Club






04
The Black Keys - El Camino





03
Sondre Lerche - Sondre Lerche





02
PJ Harvey - Let England Shake





01
The Kills - Blood Pressures

4 comentários:

Anderson disse...

Cadê o Yuck? =/

Otaner disse...

Na minha lista não tá. Tá na sua lista? Manda aqui ou pra lacumbuca@gmail.com que eu posto, meu amigo indie-quase-baiano.

Anônimo disse...

Salve! Parabéns pelo excelente blog!! Quando tentei abrir o rar do disco da Bjork, foi pedida uma senha... Você sabe qual é essa senha? Obrigado pela ajuda.

Otaner disse...

Não faço ideia. Copia e cola isso no seu navegador e vai tentando um link que funcione:

http://www.google.com.br/webhp?hl=pt-BR#q=site:mediafire.com+bjork+biophilia&hl=pt-BR&rlz=1R2ADRA_enBR416&site=webhp&prmd=imvnsl&filter=0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=23a5294864be5bac&biw=1360&bih=587