Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





domingo, 11 de dezembro de 2011

Um disco nacional-estrangeiro de 2011: BiD apresenta Bambas Dois - Brasil Jamaica

Tokyo (a banda do Supla, não a cidade); America (o país, não a banda); Professor Antena; produção do clássico Afrociberdelia de Chico Science & Nação Zumbi; Funk Como Le Gusta; dezenas de produções musicais e projetos; e finalmente o trabalho solo, Bambas & Biritas vol. 1, 2005. Solo, mas nem de longe no centro das atenções. Sempre dando espaço para aglutinar colaborações e idéias.




Esse é o BiD, que no segundo trabalho "solo", se coloca como apresentador já na capa do disco. "BiD apresenta Bambas Dois - Brasil Jamaica" é um passo à frente e firme em relação ao primeiro "bambas". A capa ainda conta bastante do que tem ali: "baião com reggae, maracatu com dance hall, arrasta-pé com ska". Ou seja, ritmos regionais brasileiros com ritmos regionais jamaicanos, tratados como música universal.




BiD realmente é quem apresenta tudo isso, já que é ele que está à frente da produção do disco, mas isso seria diminuir o trabalho dele, que foi também de compositor das músicas. Ele não só apresenta uma sonoridade bastante original como é o arquiteto que constrói o local onde os convidados brilham.




Aí você vai na contra-capa (ou então abre esse arquivo jpg. escrito "Contra-Capa") e descobre quem são os convidados. Começa logo com The Heptones, trio que faz parte da História da música jamaicana desde... desde sempre. Junto com suas harmonias vocais aparece um triângulo e outras percussões tipicamente brasileiras, além da sanfona.




O instrumento volta com Dominguinhos em "Brasil (Little Sunday)" enquanto um dos 726 filhos de Bob Marley canta um reggae-forró bem arrastado e preguiçoso. E os encontros de artistas e ritmos vão acontecendo por todo o disco, com nomes como U-Roy, Luiz Melodia e Karina Buhr junto a músicos que vão desde Daniel Ganjaman e parte da Nação Zumbi ao baixista Mickey Fletcher, que já gravou com Shabba Ranks e The Culture, e Robbie Lynn, tecladista presente em gravações de Peter Tosh, Yellowman, Burning Spear, entre muitos outros.




A tentativa de misturar reggae com ritmos nordestinos não chega a ser novidade. Gilberto Gil fez um disco querendo algo assim, e no Rio até pouco tempo atrás haviam festas lotadas onde bandas de reggae e "forró pé-de-serra" tocavam na mesma noite. O que faz "Bambas Dois" de diferente é se aprofundar na diversidade de ritmos, os bons nomes reunidos e a qualidade das composições. Se fosse lançado como "Red Hot + Brasil Jamaica", seria o melhor da série de discos da organização Red Hot.




Bid - Bambas Dois


01. Music For All (BiD + The Heptones)
02. Little Johnny (BiD + Chico Cesar + Jah Marcus)
03. Happiness is All In Your Hands (BiD + Queen Ifrica)
04. Brasil (Little Sunday) (BiD + Kymani Marley + Dominguinhos)
05. We Put The 'M' Inna Music (BiD + Tony Rebel + Siba)
06. Children of the Future (BiD + U-Roy)
07. Chiquinha Hey (BiD + Luiz Melodia + Anelis Assumpção + Negresko Sis)
08. Leha Dodi (Sheeba) (BiD + Oku Onuora + Karina Buhr)
09. Something (Luciano + Ernest Ranglin)
10. World Cry (Al Fayah Mix) (BiD + Karina Buhr + Jesse Royal + Gustah)
11. Only Jah Love (Raggatu) (BiD + Sizzla + Bi Ribeiro + Gustah)
12. Forever You Are (BiD + Queen Ifrica + Joey Altruda)
13. Nyahbibgui (Medley)
14. Something Is Wrong


[site]
[ouvir online]
[download]

Nenhum comentário: