Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

2011 foi: Discos Internacionais (25 a 12)

Então vamos começar as listinhas de fim de ano com aquela que considero ter menos capacidade de fazer um bom panorama de 2011, que são os discos lançados mundo afora, mas, infelizmente ou não, priorizando muito da produção anglo-saxã. A minha incapacidade se deve ao fato de que seria preciso ouvir centenas de discos para conseguir fazer algo representativo, mas não ouço discos por trabalho ou obsessão (acho), e sim por prazer.




Mesmo assim ouvi, e gostei até, de uma boa quantidade de álbuns gringos. Além dos vinte e cinco que começo a indicar nesta postagem até a 12ª posição, ouvi álbuns de Lucinda Williams, Roots, Rapture, Justice, Art Brut e Bon Iver que poderiam estar aí, e outras tantas porcarias que me dão vontade de pedir o tempo desperdiçado de volta. Mas até o irregular Mylo Xyloto do Coldplay poderia ser indicado, por conta da bela "Paradise".




Foi um ano melhor do que 2010 nos lançamentos internacionais. Bandas conhecidas lançaram bons álbuns, como é o caso dos Beastie Boys, TV on The Radio, Wilco e a estreia solo de Noel Gallagher, muito superior ao Beady Eye do irmão Liam (que até que tem seus bons momentos). Dos grupos mais novos, o Girls é um pouco confuso, mas compensa pelas lindas canções. The Hunter, do Mastodon, não começa tão bem, mas durante o disco o peso e velocidade vão se ajustando.



Thurston Moore com violões e arranjos de cordas mostra mais uma vez, se é que alguém ainda não percebeu, o que há por trás do barulho do Sonic Youth (ele já havia mostrado um pouco disso em Trees Outside the Academy). Dessa primeira parte da lista o nome que mais surpreendeu foi o de Bill Callahan. Nem sei como cheguei até ele e não tenho visto seu disco nas listas por aí, mas vale a pena conhecer. Por falar nisso, minhas fontes de referência foram a comunidade RCD no Orkut, blogs gringos como Consequence of Sound e o programa de rádio Ronca Ronca. E as internets, claro. Bom, chega de enrolação.




25
Girls - Father, Son, Holy Ghost





24
Mastodon - The Hunter





23
Thurston Moore – Demolished Thoughts





22
The Decemberists - The King Is Dead





21
Feist - Metals





20
Noel Gallagher - Noel Gallagher's High Flying Birds





19
Battles - Gloss Drop





18
Wilco - The Whole Love





17
TV On The Radio - Nine Types of Light





16
Beastie Boys - Hot Sauce Committee Part Two





15
Stephen Malkmus and The Jicks - Mirror Traffic





14
Fleet Foxes - Helplessness Blues





13
Bill Callahan - Apocalypse





12
Mogwai - Hardcore Will Never Die, But You Will

Nenhum comentário: