Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:
Flickr : Youtube : Twitter : FacebookDestaques do site:
domingo, 20 de abril de 2014
Juçara Marçal e a originalidade nas versões
Há muito a se falar sobre o disco Encarnado, de Juçara Marçal. Muito e de muitas formas, sobre vários aspectos. Mas um que chama a atenção é como ela consegue costurar uma obra coerente trazendo, além de faixas inéditas, músicas já gravadas por vários de seus autores preferidos, como Siba, Tom Zé, Itamar Assumpção e Douglas Germano. Este último, um compositor ainda não tão conhecido, e que tem em Juçara (e em Kiko Dinucci, parceiro de Douglas em várias outras músicas e projetos por aí) um bom canal para que passemos a prestar mais atenção em sua obra.
Essa "Damião", inspirada no caso escabroso do paciente psiquiátrico Damião Ximenes, assassinado por enfermeiros de uma casa de repouso no Ceará, é uma das mais impactantes em um disco cheio de músicas impactantes. (quer ficar com no mínimo um enorme nó na garganta? Leia isso)
Douglas Germano - "Damião"
Juçara Marçal - "Damião"
E essa é mais uma das qualidades do Encarnado. Conseguir encontrar outras forças e detalhes em músicas que já eram belíssimas em suas versões originais. Mas com a voz que hoje sai de dentro de Juçara, a comparação chega a ser covardia...
Gui Amabis - "Pena Mais Que Perfeita"
Juçara Marçal - "Pena Mais Que Perfeita"
Itamar Assumpção - "E o Quico?"
Juçara Marçal - "E o Quico?"
Tom Zé - "Não Tenha Ódio No Verão"
Juçara Marçal - "Não Tenha Ódio No Verão"
Siba e a Fuloresta - "A Velha da Capa Preta"
Juçara Marçal - "A velha da Capa Preta"
Kiko Dinucci e Bando AfroMacarrônico - "João Carranca"
Juçara Marçal - "João Carranca"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário