Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sábado, 9 de maio de 2009

Toca-Livros

Mais uma dica mediúnica do Fábio Fernandes, copiando e colando:

Toca-Livros é um projeto que promove quatro encontros abertos ao público com escritores de livros relacionados à música popular brasileira, com entrevista, debate e audição de gravações musicais, de 12 a 15 de maio, no Teatro de Arena da CAIXA Cultural Rio de Janeiro, com entrada franca. Além de integrar música e literatura para aproximar estas duas artes e estes dois públicos, o objetivo é convidar o público a se manifestar, rompendo a habitual unilateralidade da transferência de conhecimento nos ciclos de idéias.

Nos quatro encontros o destaque são grandes artistas e suas biografias. Renato Russo é o personagem em destaque na abertura da série, dia 12 de maio, pelos jornalistas Arthur Dapieve e Carlos Marcelo, autores de obras dedicadas à vida do compositor. No dia 13 de maio, Marília Barboza conta como seu convívio com Cartola resultou em livro. Ruy Castro participa no dia 14, quinta-feira, e fala sobre o centenário de Carmen Miranda. Na sexta-feira, dia 15, tendo como convidado o escritor Paulo Cesar de Araújo e como assunto sua polêmica - e ainda proibida - biografia de Roberto Carlos.

A apresentação e mediação será do radialista, idealizador do projeto, Edison Viana Teixeira. Os encontros do público com escritores no projeto Toca-Livros serão uma combinação de palestra, entrevista coletiva e programa de rádio. A apresentação de cada autor será enriquecida com perguntas e opiniões da platéia e a audição de gravações históricas, raras ou inéditas. E em cada dia o encontro terá a participação de um entrevistador convidado: respectivamente, o cineasta Antonio Carlos da Fontoura, a jornalista Monica Ramalho, o cantor e jornalista Pedro Paulo Malta e o jornalista Eusébio Galvão.

Edison Viana Teixeira explica que pretende experimentar, nos encontros, dinâmicas diferentes do que é habitual em ciclos literários. "Não vai ser aquela longa palestra do convidado, nem vamos deixar o público esperando para se manifestar num curto tempo ao final. No Toca-Livros o público é mais que espectador: tem voz desde o início a cada encontro, e produz o conteúdo do evento".

Estão previstas outras séries de encontros, em diversas cidades, variando autores e temas dos livros, e contemplando a diversidade da música brasileira e as afinidades de cada público regional. O material será gravado para a produção de versões de rádio, TV, celular e cinema. E um site manterá o Toca-Livros ligado a todo momento para o acesso do público que aprecia a leitura e ama a música brasileira.

O projeto Toca-Livros, com patrocinado pela Caixa Econômica Federal e apoio da MPB FM, é voltado para todo o público interessado em literatura e música.

SERVIÇO

TOCA-LIVROS
Dias: De 12 a 15 de maio de 2009
dia 12 - RENATO RUSSO por Arthur Dapieve e Carlos Marcelo
dia 13 - CARTOLA por Marilia Barboza
dia 14 - CARMEN MIRANDA por Ruy Castro
dia 15 - ROBERTO CARLOS por Paulo Cesar de Araújo
Horário: 19h30min
Local: CAIXA Cultural RJ - Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 - Centro
Tel.: (21) 2544-4080
Duração: 1h20min
Classificação: 16 anos
Entrada franca (distribuição de senhas no local, a partir das 18h30min)

Nenhum comentário: