Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Top Top: 13 Discos Nacionais de 2013, por Otaner



Discos Nacionais - 25 a 14




Listas são uma brincadeira. Lista é coisa séria. Lista é uma brincadeira levada a sério, ou uma coisa séria levada na brincadeira. Listas servem para demonstrar onde situa o gosto do autor da lista. Lista serve para encontrar algum disco que você não conheça. Lista não serve para nada além de inflar o ego de alguns artistas que aparecem nela e irritar outros tantos que não são mencionados. Lista não serve para nada.




Não importa o que você pense dessas listas de melhores discos, músicas, shows, filmes e sei lá mais o que, que aparecem todo final de ano. Elas podem ser tudo isso que está escrito no parágrafo acima, tudo depende da sua vontade e tempo para conhecer coisas novas e principalmente da sua paciência com o gosto alheio.




Entre os vários métodos que utilizo para conceber uma lista como essa, um deles é: se a pessoa não tem tempo para mais nada na vida e você só pode recomendar um disco para ela, que disco seria esse? Ok, acho que a pessoa tem tempo para mais um disco, então quais seriam os dois discos que ela deveria ouvir? E os cinco discos? E os dez?




Por conta dessa incrível e infalível metodologia, estou preferindo fechar a quantidade de discos a serem recomendados em 50: 25 discos internacionais e 25 nacionais. Mais do que isso a pessoa provavelmente tem bastante interesse (e talvez tempo) em música, então, no caso dos nacionais, pode procurar e arriscar vasculhando os mais ou menos 300 discos que fomos colocando na seção de lançamentos em 2013.




É claro que nem tudo está lá, então você também pode procurar na comunidade O Dilúvio Revista no Orkut, no Hominis Canidade, no Eu Ovo ou no Scream & Yell.




Existem outras opções, mas se não estiver em nenhum desses lugares pode ser que o artista não queira ser ouvido. Noto em minha lista que a maioria dos discos têm ou tiveram em algum momento uma opção vinda do próprio artista/grupo, para baixar o disco. Quando isso não aconteceu, pelo menos deram a opção para ouvir online pelo soundcloud, bandcamp ou algum outro site. Não adiantaria muito eu dizer que disco tal é bom e você não ter a chance de ouvir para discordar ou me dar razão. O inacessível não é nossa praia.



Diferente da primeira parte da lista, aqui há um número maior de vozes femininas e é possível que a décima colocada da lista seja vista com algum tipo de desconfiança. Não busco e nem fujo de polêmicas, assim como procuro não fugir e nem negar um ótimo disco pop se ouço algum (por mais apropriações indébitas que faça de cantoras americanas como Fiona Apple, por exemplo). Já a sétima colocada foi um dos últimos discos que ouvi que acabaram entrando na lista e foi uma surpresa irresistível.




Como já disse, tenho certos métodos para fazer uma lista dessas, e, dentro desses métodos, a parte mais fácil foi determinar qual o melhor disco nacional para mim. O mais legal é que foi o melhor mesmo após anos de expectativa e mesmo conhecendo boa parte das músicas tocadas nos shows. Faz um passeio por ritmos e influências sem deixar de perder o traço de originalidade em cada faixa. E ainda tem o plus de apresentar uma música feita há anos atrás que consegue ser atual e antenada com nossos tempos de manifestações.




Assim como em 2011 fiz um Top 11 e em 2012 fui de Top 12, este ano apresento o Top 13. É meio bobo, mas só vou ter outra chance dessas em 2113! Estes são os 13 melhores discos de 2013.








13
Karol Conká - Batuk Freak






12
Marcelo Jeneci - De Graça






11
Catarina Dee Jah - Mulher Cromaqui






10
Sandy - Sim






09
Porto - Odradek






08
Combo X - A Ponte






07
Luciana Oliveira - Pura






06
Ná Ozzetti - Embalar






05
Apanhador Só - Antes Que Tu Conte Outra






04
Tom Zé - Tribunal do Feicebuqui






03
Bonifrate - Museu de Arte Moderna






02
Do Amor - Piracema






01
Gabriel Muzak - Quero Ver Dançar Agora

Nenhum comentário: