Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Top Top: 25 Discos Nacionais de 2013 (25 a 14), por Otaner







Enquanto na lista de melhores discos internacionais de 2013 admito minha incapacidade de acompanhar toda a música produzida no resto do planeta, aqui posso dizer que, se não é toda a produção musical do Brasil, não estamos tão longe assim.




Claro que há "cortes" e pontos onde meu interesse é maior ou menor. E, claro, faltou tempo para ouvir absolutamente tudo. Mas tudo que está na seção de lançamentos nacionais foi escutado por mim.




Mas 2013 foi um ano atípico. Por alguns meses, após junho, foi difícil acompanhar de forma usual os lançamentos. É difícil ouvir discos enquanto você está nas ruas registrando a violência policial durante as manifestações, correndo de/para tumultos, com bombas explodindo nas suas pernas e o rosto coberto inutilmente para se proteger do cheiro do gás lacrimogêneo. Estou dramatizando demais? Quem me dera...




Talvez isso explique porque sinto que não tenha dado atenção suficiente à música experimental, em especial de grupos que já recomendei aqui, como Bemônio ou Chinese Cookie Poets, talvez não explique. Mesmo assim, alguns grupos desta parte da lista tem relações com experimentalismo, indo do flerte ao coito, dependendo de cada caso.




Se no hip-hop feito lá fora eu sinto que fiquei devendo, no que é feito no país até que acompanho, com bastante interesse. Você verá abaixo (se já não viu; imagino que algumas pessoas primeiro vejam a lista e depois venham ler o que está escrito aqui) dois discos de rap, e muitos outros, embora não considere melhores que os 25 que listei, foram gratas surpresas, como os do Rael, Rashid e Slim Rimografia. Pode ser este o momento de avisar que o disco do Emicida não chega ao fim nem desta lista nem do top 13. Como já disse na lista internacional, um disco tem que ter uma certa regularidade que não encontrei lá, apesar da excelência de algumas faixas e ele ser o rapper com os melhores versos do Brasil, atualmente.



Mais uma vez, todos os discos mencionados acima e abaixo, podem ser ouvidos através dos links, para que vocês tirem suas próprias conclusões.





25
Dorgas - Dorgas






24
Porcas Borboletas - Porcas Borboletas






23
Trio Eterno - Suíte Pistache






22
Autoramas & BNegão - Auto Boogie






21
Mahmundi - Setembro






20
Digital Ameríndio & (American Bigfoot) Mouse Mouse Joe - Intensos Animais Imperceptíveis






19
Mundo Livre S/A vs Nação Zumbi - Mundo Livre S/A vs Nação Zumbi






18
Edi RockContra Nós Ninguém Será






17
Felipe Cordeiro - Se Apaixone Pela Loucura do Seu Amor






16
São Paulo Underground - Beija Flors Velho E Sujo






15
Iconili - Tupi Novo Mundo






14
Sombra - Fantástico Mundo Popular





Em algum momento: Top 13 Discos Nacionais de 2013.

Nenhum comentário: