Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Nove vídeos do Ratos de Porão relembrando o Feijoada Acidente no Circo Voador (13/11/2015)






Quem acompanha os show dos Ratos de Porão no Rio nos últimos anos, em particular no Circo Voador, tem sido agraciado, entre os shows com a formação atual e repertório abrangendo a discografia da banda, com eventos bem especiais. Gravação de DVD, especial de três décadas de existência da banda com quase todos os ex-integrantes e atuais, comemoração de 30 anos do primeiro álbum Crucificados Pelo Sistema, com o guitarrista Jão na bateria, Mingau na guitarra, Jabá no baixo e João Gordo no berreiro...









Desta vez o disco homenageado, comemorando 20 anos de lançamento, foi a coletânea "Feijoada Acidente?" (dois discos, Brasil e International), onde o Ratos, parodiando o The Spaghetti Incident? dos Guns'n'Roses, gravou com muita seriedade e violência algumas de suas influências e na época voltou um pouco às raízes punk rock do início.









Pode ser que alguém se pergunte se um disco de covers mereceria tamanha deferência, mas a importância desses discos para adolescentes recém-entrados no mundo do rock é muito grande. Para muitos (ou pelo menos para esta cumbuca) foi o primeiro contato com bandas como Dead Kennedys, Garotos Podres, Minor Threat, Olho Seco e, surpreendentemente, Cascavelletes, além das regravações de músicas dos primórdios dos Ratos.









Outros também poderiam se questionar se o Ratos ia manter o pique do show avassalador do Krisiun, que tocou antes. Mas como o próprio vocalista do Krisiun tinha dito, se trata de uma das maiores bandas do mundo.









A contagem até cinco, da introdução de "Câncer" do grupo punk do ABC Hino Mortal e que abre a coletânea nacional, é o ponto de partida para uma sucessão de porradas, com tudo aquilo que um show do Ratos tem direito: rodas de pogo insanas, velocidade a cargo do baterista Boka e barulho por conta do guitarrista Jão, com Juninho no baixo dando consistência e ritmo na velocidade e barulho, galera subindo e pulando do palco, e o habitual carisma de João Gordo, sempre comunicativo nas pausas entre as sequências de músicas.









Sequência de músicas que alternava três faixas da versão Brasil do Feijoada Acidente com três do disco International. Muitas já frequentam shows "normais" da banda e outras já deviam fazer um tempo que não tinham espaço no repertório. Destaques para as sempre pedidas "O Dotadão Deve Morrer" do Cascavelletes, "Papai Noel Velho Batuta" do Garotos Podres (do "professor Mau", segundo João Gordo - ah, e com o Ratos é "Filho da Puta" mesmo), "John Travolta" do AI-5, e as nem tão comuns "Lobotomia" do grupo de mesmo nome e "Insight" do Dead Kennedys, além do final programado com "Direito de Fumar" e "Nós Somos a Turma" da forma que fecha a coletânea nacional, mas ao vivo metendo o pé na agressividade.









Mas aí, como se mais de duas dúzias de músicas fosse pouco, resolveram saciar a galera com uma sequência final que incluiu algumas das músicas mais emblemáticas da banda, entre elas "Crucificados Pelo Sistema", "Aids, Pop, Repressão" e "Beber Até Morrer", fechando de vez a conta com "Crise Geral". Em muitos shows do Ratos no final o público já está morto, mas essa sequência deu um gás absurdo e mostrou, mais uma vez, o que Alex Camargo do Krisiun já havia dito: é um das maiores bandas do mundo.




Fotos do show podem ser vistas aqui.



E nove vídeos foram gravados, dez músicas no total. Clique aqui ou abaixo para assistir.






Músicas gravadas:


- O Dotadão Deve Morrer

- Desemprego

- Raped Ass

- Papai Noel Filho da Puta

- John Travolta

- Insight

- A Bomba

- Não Podemos Falar

- Só Pensa Em Matar

- Direito de Fumar



Foto do Setlist

Nenhum comentário: