Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

5 Melhores Discos Nacionais de 2018, por Otaner




Apesar do La Cumbuca não ter sido muito ativo este ano, noves fora a mais completa agenda de shows do Rio de Janeiro, conduzida por Fábio Fernandes, nas últimas semanas consegui retomar a seção de Lançamentos Nacionais e reunir alguns das centenas de discos lançados no Brasil este ano e que consegui ouvir, algo próximo de 200. Tem muito mais coisa, tentei evitar um pouco os EPs e compilações e talvez a seção continue 2019 afora, talvez não, mas acho que foi o suficiente para poder mostrar quais foram os que frequentaram de forma mais frequente os ouvidos da Cumbuca.


Como o desafio este ano foi colocar apenas 5 no topo, fica uma quantidade considerável de fora que poderia facilmente entrar. Em um possível Top 10, por exemplo, eu não deixaria de fora O Menino Que Queria Ser Deus, do rapper Djonga. No hardcore, meu favorito foi Realidade, Vida e Fé, do Pense. Outro disco pesado bem legal foi do Gangrena Gasosa, chamado Gente Ruim Só Manda Lembrança Pra Quem Não Presta.



Os amigos do Sereno (Desapegos e Previsões de Morte), Manoel Magalhães (Consertos em Geral) e Jomar Schrank (O Céu do Quarto) também foram felizes em seus lançamentos. O Mormaço Queima da revelação Ana Frango Elétrico tem muitas pérolas a ser descobertas. Anelis Assumpção, Barro, Wado passeiam em mundos ensolarados, enquanto E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante e ruído/mm mantiveram o alto nível do post rock nacional. Tudo isso e muito mais está disponível de alguma forma na internet para vocês concordarem ou discordarem, assim como os que escolhi como cinco melhores do ano.



Curiosamente os dois primeiros colocados tem participação de uma forma ou de outra de Tim Bernardes, líder d'O Terno, no primeiro participando de um coro familiar em uma das faixas e no segundo co-produzindo. Sem mais delongas...





05
Violins - A Era do Vacilo












04
Elza Soares - Deus é Mulher












03
Gui Amabis - Miopia












02
Luiza Lian - Azul Moderno












01
Mauricio Pereira - Outono No Sudeste






Meu índice:

Top 5 Melhores Discos Nacionais
Top 5 Melhores Shows Nacionais
Top 5 Melhores Discos Internacionais
Top 5 Melhores Shows Internacionais
E melhor show e melhor disco que é simultaneamente internacional e nacional

Nenhum comentário: