Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





domingo, 7 de setembro de 2008

O Mistério do Samba

O trabalho de mais de dez anos da cantora Marisa Monte finalmente chega às telas. O documentário sobre a Velha Guarda da Portela chega para alegrar a tantas 'tias', 'tios' e 'seus' moradores de Oswaldo Cruz (pertinho de Vaz Lobo!) e aos que admiram um samba de qualidade recheado com boas estórias.

O filme é conduzido pela tia Marisa. Que totalmente introsada, chega nas casas e começa sua busca pelo inédito, muitas vezes em formas de fitas, pois ninguém ali tinha dinheiro para gravar em disco. Durante o filme é registrado a descoberta de muitas pepitas, umas até ditas como inexistentes por veteranos da azul e branca, que registram parcerias e lindas composições que caíram no esquecimento.
Ela também conduz uma viagem para dentro da memória de cada um da velha guarda, que falam da forma como começaram no samba, dos amores e dos hábitos da época que já passou. Das várias estórias do filme, não posso destacar nenhuma, pois não destacar tudo seria uma grande injustiça a tantas 'pedradas' e respostas a provocações, que não vinham em brigas, mas tudo terminava em samba, de qualidade, é claro!

O filme vale para quem quer dar boas risadas e tem curiosidade de saber como era a vida no Rio antigo. O chato é aquilo, 'O Mistério do Samba' só passa na Zona Sul, exceção à um cinema em Guadalupe que exibe o longa, o maior mistério é por que ele não está em exibição em Madureira...

Um comentário:

Otaner disse...

"o maior mistério é por que ele não está em exibição em Madureira..."

Acho que isso resume bem como a cultura e entretenimento são tratados no Rio.