Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





domingo, 4 de janeiro de 2009

2008 - Parte 06

Algumas considerações sobre a lista de shows vistos em 2008:



. A banda que mais assisti foi Do Amor. 9 vezes no total. Foram os músicos que mais vi se apresentando em 2008, já que alguns deles tocam em outras bandas e com outros artistas, como o Brasov e Silvia Machete, que vi 4 vezes cada. Eles também são a banda do Jonas Sá, e o guitarrista Bubu tocou baixo no Wax Poetic junto com Gabriel Muzak, outro músico que vi várias vezes em 2008: 3 vezes com sua banda Rockz e 1 vez em seu trabalho solo. Vitor Araújo, com 5 apresentações ao piano, mais uma com seu grupo, o Seu Chico. Djangos, Canastra, Siba e a Fuloresta e Laranja Dub, foram outros grupos legais que assisti 3 vezes cada um.



. Velhos problemas perduram. Shows sem hora pra começar ou que atrasam três horas em relação ao horário marcado. Por outro lado, muitas oportunidades para se ver por preços muito baratos ou até de graça artistas de mpb e congêneres. Mas poucos de rock. E os que haviam, com um público aquém do esperado. Má divulgação, talvez?



. É uma tristeza para quem gosta de música os preços dos shows internacionais e até de alguns nacionais. Simplesmente não dá, nem com carteirinha de meia-entrada. Mais de 200 reais um show do R.E.M.? É óbvio que perderam a noção em algum momento aí, e, se a quantidade de fãs dispostos a pagar isso talvez compense, ao mesmo tempo muita gente deixa de ter como opção de lazer um show de rock, o que explica em boa parte o fato de esse show, por exemplo, não ter chegado perto de lotar (como podem ver pela lista, eu não fui). Mas pelo visto, lotar não é importante para alguns produtores e sim lucrar.



. Em compensação, alguns festivais trataram incrivelmente bem seu público, seja no horário, no som, no preço mais honesto ou na programação absurda de boa, dando esperanças que esse possa ser o exemplo a ser seguido. Em especial o Humaitá Pra Peixe e a Embaixada Pernambuco, ambos no Rio de Janeiro; e de São Paulo a Virada Cultural e o Planeta Terra. Vou tentar falar deles de novo em um próximo texto, mas toda vez que prometo isso acabo não conseguindo.



. Entre altos e baixos é sempre um prazer ouvir música sendo feita ali na sua frente, pessoas tão diferentes expondo ali sua alma em forma de notas e batidas, gritos, risos, lágrimas, fúria, melodia. Música. Em 2009 vem muito mais.

2 comentários:

Elishistoria disse...

A minha retrospectiva de shows, deve-se grande parte ao La Cumbuca - minha agenda cultural -que além de informar sobre datas dos shows, suas resenhas deixam com vontade de conferir o trabalho de bandas ,muitas vezes desconhecida do grande público.Valeu!
Um 2009 musical pra todos nós!

Otaner disse...

Muito obrigado Eli, pelos elogios e pela colaboração também. Suas palavras de incentivo ajudam e muito a fazer o La Cumbuca funcionar. Muitos bons sons em 2009!