Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




sábado, 27 de fevereiro de 2016

Vídeos: Cidadão Instigado no Oi Futuro (20/02/216)






O Cidadão Instigado lançou um dos melhores discos do ano passado, Fortaleza, mas aparentemente isso não é motivo forte o bastante para que a banda faça mais shows no Rio de Janeiro. Mas também, quando aparecem, até que dão um bom número de chances para os fãs não perderem. No lançamento do disco, em agosto passado, foram quatro apresentações em três dias, sendo que estivemos lá no segundo dia.




Desta vez eram "só" dois shows, dentro do projeto Veraneio, que acontece com várias bandas nas próximas sextas e sábados, no Oi Futuro Ipanema. Assim como na Audio Rebel, o Oi Futuro também não comporta muita gente, então os ingressos se esgotaram rapidamente e, mais uma vez, mostram que, por melhores que as casa sejam, o grupo merece lugares maiores.



É interessante que ao mesmo tempo, no sábado, uma das maiores bandas de rock'n'roll de todos os tempos estivesse se apresentando no Maracanã. Porque a sonoridade grandiosa e em parte pinkfloydiana do Cidadão merecia um espaço que fizesse jus ao seu som. Não faria feio em um estádio, embora boa parte do público que foi conferir os Rolling Stones talvez coçasse a cabeça de vez em quando, entre um selfie e outro, com o som do Cidadão.



E é por isso mesmo um tremendo privilégio para quem escolheu a trupe cearense encabeçada pelo guitarrista Fernando Catatau. Ver uma banda como essa ao vivo tão de perto, em todo os seus detalhes, é sempre boa oportunidade, a sexta que nós cariocas tivemos em menos de doze meses.







Parece até que os equipamentos do Oi Futuro não vão aguentar e o som do baixo de Regis Damasceno vem um pouco estourado em "Até Que Enfim", faixa que abre o show. Felizmente, depois o som vai entrando no eixo das canções cheias de eixos e pontas díspares que se soltam e se misturam, em mudanças de andamentos e ritmos que conseguem soar rebuscadas e ao mesmo tempo bem pop, no sentido grudento do termo mesmo.









Assim como no ano passado, Catatau está cada vez mais com pose de rockstar, algo inimaginável anos atrás. Mas ainda não se aguenta de timidez quando falam que o cabelo dele está "massa", uma das expressões que ele mais gosta de usar quando se comunica com a plateia. Não é só na postura de palco que a mudança de Fernando Catatau e do Cidadão Instigado se fazem notar. A voz de Catatau, que não é um grande cantor, hoje em dia tem funcionado muito bem ao vivo, mesmo quando se presta a fazer falsetes.









Também ficam muito boas as harmonias vocais do resto do versátil grupo que o acompanha e que teve mudanças de posições entre o disco anterior Uhuuu! e o mais recente. O guitarrista Regis Damasceno foi para o baixo no lugar de Rian Batista, que foi para os teclados e violões no lugar de Dustan Gallas, que foi para a segunda guitarra. Só Catatau e o baterista Clayton Martin permanecem com as mesmas funções, e arrebentando como sempre, destaques em uma banda cheia de exímios músicos.









O repertório, assim como ano passado, ainda é em grande maioria baseado no Fortaleza. A grata surpresa é por conta de "Sunshine", de Arnaldo Baptista, gravada pelo eterno Mutante quando tocava acompanhado d'A Patrulha do Espaço. Mas poderia fazer fácil parte do Fortaleza ou do Uhuu!. O disco de 2009 contribuiu com algumas canções no bis. Dos discos anteriores, apenas "Lá Fora Tem", do O Ciclo da Dê.cadência. Mais uma vez, nada do E O Método Túfo De Experiências. Será interessante quando a banda trouxer para o clima de Fortaleza algumas das canções mais antigas, como "O Tempo".









Oi Futuro é um teatro, com cadeiras, mas não demora muito para uma primeira turma se levantar e ir dançar em uma das laterais da casa. Lá pelo fim do show já são as duas laterais ocupadas e metade da casa de pé e aos pés de uma das maiores bandas do Brasil em atividade, tão perto da gente. Massa rara.









Gravei três vídeos que podem ser vistos clicando aqui ou aí embaixo.





Músicas gravadas:

- Os Viajantes

- Sunshine

- Green Card

Nenhum comentário: