Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




segunda-feira, 28 de junho de 2010

Who the fuck is Fuck Buttons?

Há alguns dias atrás foram anunciadas as atrações de um festival chamado Nova - Música Contemporânea que vai acontecer em São Paulo. Se você entrar nesse link ou nesse outro você consegue encontrar a maioria das informações sobre os artistas que vão tocar, locais das apresentações e preço dos ingressos, apesar que achei o site meio confuso.


As bandas são completamente desconhecidas, até mesmo para um diminuto público que se auto-denomina indie. Diferente da atual onda do momento, eu não considero indie como um palavrão. Nem como elogio. Mas gosto de conhecer bandas novas, apesar de não fazer disso uma competição estilo Jô Soares do tipo eu conheço e você não conhece lá lá lá. O problema é que nos últimos anos o que vem de novo da música lá de fora decepciona na imensa maioria dos casos.


Não sei se é o caso dessas bandas novas que vão se apresentar em São Paulo. As bandas que se destacaram nas notícias sobre o festival foram Fuck Buttons, Tunng e Chicks On Speed.


A única que eu realmente já ouvi dos nomes relacionados é o M.Takara 3, projeto do baterista do Hurtmold, que considero interessantíssimo. Se o Hurtmold já é um grupo instrumental naturalmente adepto do experimentalismo do post-rock, Takara não faz diferente com seu projeto, mas acho que com ainda mais liberdade do que no grupo. O que me parece é que, no meio daquela busca por timbres e levadas diferentes (em especial nas bases eletrônicas misturadas ao som orgânico do trio), há uma direção ali que agrada aos ouvidos. Aos meus pelo menos, no que já ouvi de M.Takara 3.


Mas e os outros grupos em destaque? O Fuck Buttons eu acho que já tinha ouvido falar. Ou era Holy Fuck? Ou era alguma outra banda com palavrão no nome? Bom, Fuck Buttons é uma dupla inglesa que faz música eletrônica experimental com toques de noise e post-rock, sendo comparados ao Mogwai. Suas faixas, ou peças musicais, chegam a até 10 minutos. Curte isso?





Do Tunng o Túlio já tinha ouvido falar, em um álbum-tributo a Tim Buckley e seu filho, Jeff Buckley. Bom, se estavam homenageando Tim Buckley (interpretando "No Man Can Find The War"), não é difícil de imaginar que se trata de um grupo de folk. Mas com a diferença de serem também influenciados pela eletrônica e experimentalismos. Gostei do som, conseguem ser interessantes mesmo depois da saturação de tanta gente se dizendo fazer folk nos últimos anos. Ouça "Sashimi" pra ver se concorda comigo.






Por último, o Chicks On Speed. Nunca ouvi falar antes, mas já esteve no Brasil em 2004, na versão brasileira do festival espanhol Sonar, que contou também com o LCD Soundsystem. O som é um electro-pop que também tem lá suas doses de experimentalismos e experimental parece ser o elemento que une os artistas que vão tocar no Nova - Música Contemporânea. Não é muito minha praia, mas gostei de "Kaltes Klares Wasser", veja aí.





Independentemente da qualidade dos artistas estrangeiros atuais, há de se parabenizar a iniciativa de trazer grupos tão diversos e em alguns casos com propostas inovadoras dentro da música. Só esse fato já me fez conhecer pelo menos um artista que pode entrar no meu balaio de sons que me agradam.

Um comentário:

Diego Albuquerque disse...

O Fuck Buttons é legal, mas a melhor atração é o takara 3 mesmo.