Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Gabriel Muzak - 01/09/10 - aspirações multitropicais

Gabriel Muzak - 01/09/10



Entre o final de 2005 e ontem eu assisti a três shows de Gabriel Muzak. Se ele fez algum outro show além desses três nesse período deve ter sido algo bem secreto e pouco divulgado, caso contrário eu estaria lá. Porque é bom ouvir um artista que consegue condensar e extrair o melhor do som daquilo que orbita em torno dele.



É como se ele respirasse o som das ruas no caminho da casa para o estúdio, do estúdio para a casa. E o que existe nas ruas do Rio de Gabriel Muzak? Tem samba que é tudo menos samba, falatório em boteco, o Rogério Skylab e o Zumbi do Mato, prateleira de supermercado, o DomênicoMorenoKassin, engarrafamento, o rap com palavras que ultrapassam a métrica, Jimi Hendrix, Funk (Fuckers), Rock(z), bossa nova, DJ e o escambau.



Gabriel Muzak - 01/09/10



Ele respira tudo isso (e no caso do Muzak, antigamente conhecido como Nareba - não somos parentes -, há espaço ali para respirar isso tudo) e quando solta o ar pela boca o que aparece é, como ele mesmo faz referência, um sistema de som tropical orgulhoso de uma condição terceiro mundista hoje em dia nem tão mais em voga assim, mas extremamente relevante.



E é com essas intenções, muito mais do que pós-tropicalistas e sim, intenções de um "pós-maldito", que, assim como os artistas "malditos" dos anos 70, lutavam contra suas inadequações para mostrar sua genialidade em cima de um palco, Muzak entra em conflito com as próprias palavras e sua própria presença física entre uma música e outra. Mas quando é a hora do show é que sua missão de entreter e mostrar o seu mundo se consagra.



Outro fato curioso é que os três shows que vi do Gabriel Muzak nos últimos cinco anos foram com formações totalmente diferentes. Desta vez quem o acompanhou foi Rafael Rocha na bateria, Alberto Continentino no baixo e Fábio Lima na outra guitarra. O que não fica alterado mesmo é a qualidade.



Fotos do show



Gabriel Muzak - 01/09/10

4 comentários:

Dine disse...

Belo texto. E as suas fotos estão melhorando, hein? Gostei dessas.

Sayd Mansur disse...

Grande!
Por isso simpatizo tanto com vcs!
Faço questão de afirmar que este cara é um dos grandes artistas a serem ouvidos hoje/agora!

Em tempo, estando tudo certo, vamos trazer ele pra um show na Uff em Novembro!

Abraços!

Dine disse...

Uff em novembro? Tomara que dê certo! O Muzak deveria fazer mais shows. Ter só de 2 em 2 anos é um pecado.

Otaner disse...

Obrigado Dine e Sayd. Endosso a torcida para que role esse show do Muzak na UFF, quando estiver tudo certo nos avise, Sayd.