Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Hoje deve acontecer o último Ronca Ronca em rádio no Rio por algum tempo




Como negar que essa é uma notícia triste? A partir de primeiro de março, com o retorno da Rádio Jovem Pan ao dial FM do Rio de Janeiro, desta vez na frequência 102,9, a capital fluminense está fora da rede do Grupo Bel. Grupo este que, com o fim do contrato com a Oi, deixou de ter o nome de Oi FM, que ostentava há uns 6 anos, e se transformou na "Rádio Oficial do Verão" desde o começo de 2012.




Verão acabando, e a notícia é que a rede, que abrange diversos estados, agora vai se voltar a transmissões esportivas. Datas, confirmações e outras informações sobre essas mudanças ainda não foram divulgadas, mas fica difícil imaginar qual vai ser o espaço do melhor programa de rádio do mundo no meio de tudo isso.




Curioso é que estamos vivendo tempos onde um programa como o Ronca Ronca seria essencial em qualquer estação de rádio que quisesse criar um vínculo forte com uma audiência interessada de verdade com música.




Exemplo perfeito disso aconteceu algumas semanas atrás. A cantora Céu estava prestes a lançar seu novo cd, Caravana Sereia Bloom, e havia uma busca e interesse grande no disco. Ao que parece, o disco foi mandado para as rádios e o programa que possivelmente tocou não uma, mas sete músicas do Caravana... foi o Ronquinha, que começa às 10 da noite. Falei sobre isso no dia seguinte.




Sei bem que havia interesse de muita gente no trabalho novo da Céu porque o disco vazou aqui. E deu para notar bem as visitas ao site se multiplicando em busca do download tão esperado. Mas ao que parece, aqueles que tomam conta das ondas sonoras não se dão conta da importância do veículo que possuem.




Caso contrário não permitiriam um segundo que um programa como o Ronca Ronca tivesse sequer o risco de sair do ar. Maurício Valladares, que comanda o Ronca, também conhecido como Mauval, vai ser o DJ que vai abrir e encerrar os shows de TODA turnê do retorno do Los Hermanos aos palcos. Uma turnê aguardada por milhares de fãs que já esgotaram ingressos em diversas datas dessa turnê e que hoje em dia, assim como os fãs da Céu, não têm praticamente uma opção para saber notícias sobre seus artistas se dependessem do rádio. Mas isso poderia ser diferente!




Além disso, Mauval e o Ronca são referência e inspiração para muita gente. Colocando de forma bem simples: sem o Ronca Ronca, não existiria o La Cumbuca! Então pode ser que hoje, das 10 à meia-noite, tenhamos alguma notícia mais otimista sobre o destino do programa, mas é lastimável que neste instante não seja certeza que na terça que vem sintonizemos em alguma estação e a vinheta seja tocada: "Atenção, largaram!"




Independente do que aconteça, só posso agradecer por todos esses anos, desde 1997, por todos os discos que conheci, todas as músicas que ouvi, toda a informação que absorvi (ou tentei), por todas as pessoas que esbarrei por aí, as que apareceram, as que vieram, as que se foram e as que ficaram e compartilharam a mesma sensação de descobrir sons novos de todas as épocas.




Se você estiver lendo isso e nunca tiver ouvido o Ronca Ronca, sintonize o rádio hoje às 22:00 em 102,9 se estiver no Rio de Janeiro, ou para outras cidades e para ouvir online acesse http://radiooficialdoverao.com.br/player e me acompanhe na minha rotina semanal de duas horas de desorientação sonora. Tomara que ao final do dia ainda tenhamos o Ronca e este post se torne completamente sem sentido.

Nenhum comentário: