Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




quarta-feira, 14 de março de 2012

Canal: donniedarko73

O Fábio Fernandes, que utiliza o nick donniedarko73 em twitter, youtube, facebook e provavelmente em outras peripécias internéticas, já é conhecido daqui. Suas dicas de shows são preciosas e ajudam um bocado para que eu faça a agenda que fica aí do lado. Além disso, ele mantém o melhor canal de registro de shows que acontecem no Rio de Janeiro: são mais de 3000 vídeos neste momento e pelo visto esse número só aumenta. Sem exagero, um verdadeiro patrimônio cultural e histórico dos nossos tempos.


Para conhecer, acessem o canal no link abaixo:
DONNIEDARKO73


Aproveitei para mandar algumas perguntas para o Fábio contar como é essa aventura obstinada de manter esse canal no youtube.




Porque você começou a gravar os shows?
Fábio:
Comecei a gravar porque ficava irritado em ver vídeos incompletos no youtube: no melhor da música, o usuário parava de gravar (seja por preguiça, bateria acabando etc.); e claro, para poder registrar e rever os shows.



Que máquina você usa para gravar os vídeos?
Fábio:
Sony DSC-W570 16.1 megapixels. Simples e prática.



Alguma dica ou truque para uma boa gravação de som e imagem?
Fábio:
Quando o show é em lugar sentado é mais prático, sempre apoio o braço para a gravação não ficar tremida. Show em pé e lotado é mais complicado, dependendo do local e da intensidade do público, o grau de dificuldade é maior. Evito ficar colado à caixa de som porque senão o áudio fica exageradamente alto e sem qualidade. Sempre tento gravar da melhor forma possível o que, eventualmente, requer uma dose de malabarismo.



Já teve problemas com algum dos vídeos? Reclamação, ameaça do youtube, etc.?
Fábio:
Notificações do youtube quase que semanais. Com gravadora, apenas a Sony: Adriana Calcanhotto (viradão carioca, 2009 - Teatro Carlos Gomes). Tentei argumentar, mas nada feito, tive que excluir os vídeos (que ficaram ótimos, diga-se de passagem). Também tem o artista que não gosta do vídeo, por algum motivo qualquer, e pede para tirar. Obviamente, excluo sem problemas. Mas não foram tantos casos assim. Na verdade, os artistas com quem mantenho contato (ou até mesmo alguns que não conheço pessoalmente) elogiam o canal. Tem a questão do bom senso também: gravei uma música e percebo que o músico errou, algo não deu certo, uma piada desnecessária etc., neste caso, nem posto.



Alguma surpresa com a repercussão de algum vídeo?
Fábio:
Tem vídeo/show que acho que será um sucesso e não passa de 50 visualizações. E tem aquele que acho que ninguém vai gostar e de repente os acessos aumentam o tempo todo. E uma das coisas mais legais dos vídeos são os comentários (elogio, crítica, piadas, mensagens de ódio, dúvidas sobre a música ou sobre o artista etc.). Sem dúvida, é um dos efeitos colaterais mais divertidos de se postar algo no youtube!



De todos os vídeos que você já fez, tem algum que você goste a ponto de vez ou outra voltar a assisti-lo?
Fábio:
Se eu falar todos você não vai acreditar mesmo (risos). Mas é sério, até aqueles mais toscos eu fico revendo. Também gosto de rever quando a música é executada pela primeira vez (lançamento de disco, por exemplo) e depois, com o tempo, como ela vai mudando ao vivo. Outro tipo de vídeo que sempre revejo são aqueles de covers inusitados ou improvisados. Também curto muito os vídeos com participações especiais.



E para finalizar, indique um vídeo para ilustrar o post.
Fábio:
Um?????? Tive que apelar para um clássico (pela importância da música):



Peter Hook & The Light - "Love Will Tear Us Apart" (Circo Voador)


E nunca mais me peça para escolher apenas UM vídeo dentre os que enviei (risos).



Pra fechar bonito faz seu Top 5 então!
Fábio:
Como já foi um Peter Hook anteriormente, tentei incluir no Top 5 apenas shows nacionais (caso contrário B-52s, Vive la Fête, Nouvelle Vague entrariam).


Letuce - "Areia Fina" (Solar de Botafogo)




Fausto Fawcett & Dado Villa-Lobos - "Beleza Americana" (Caixa Cultural)




Lucas Santtana & João Brasil & Karina Buhr - "Beautiful" / "Garota de Ipanema" / "Rap do Solitário" (Oi Futuro Ipanema)




Domenico & Kassin - "Aeroporto 77" (Teatro Rival)




Silvia Machete - "Tropical Extravaganza" (Sala Funarte)