Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 29 de março de 2012

Canal: prgallo





Nos "tempos de ouro" do Orkut, a comunidade do Los Hermanos era um ótimo lugar para encontrar e fazer amizade com pessoas com ótimo humor (cof cof, e para trollagem, cof cof) e que gostavam muito de música. Uma dessas pessoas era o Gallo, grande figura de quase dois metros de altura, que costumo encontrar quando vou na Virada Cultural de São Paulo. E desde a primeira Virada que fui que virou hábito procurar por algum show legal de sampa e esbarrar em algum vídeo gravado pelo Gallo (foi assim com a Banda de Pífanos de Caruaru, por exemplo). E olha que ele nem mora em São Paulo!


O canal é esse:


PRGALLO




Mandei algumas perguntas onde ele fala sobre esses vídeos e também sobre as fotos, como essa aí de cima, da Abayomy Afrobeat Orquestra.




Porque você começou a gravar os shows?
Gallo: Bom, comecei a frequentar shows a partir de 2006, meio tarde até. E como moro no interiorr (Ribeirão Preto), e os bons shows eram bem raros, comecei a viajar para São Paulo e fotografar com uma ordinária 2.0. Conforme os shows (e as viagens) iam aumentando, senti a necessidade de ter uma câmera melhor, mas fui comprar apenas no final de 2007. Comecei a filmar com a nova câmera logo no primeiro show (Mombojó) e daí não parei mais. De uns anos pra cá, os shows aumentaram muito aqui em Ribeirão, principalmente de artistas "menores", o que me ajudou muito a continuar os registros. Em 2011, criamos (eu e a Analídia, minha namorada) o blog Varal Diverso, para divulgarmos todo o acervo que já tínhamos criando (de fotos e vídeos), além de divulgarmos a cultura na cidade.

ps: sim, a nossa agenda foi totalmente inspirada na do La Cumbuca! :P


Que máquina você usa para gravar os vídeos?
Gallo: Sempre usei cyber-shots. Primeiro foi a Sony W90, que usei até maio/2010, e depois troquei pela Sony H20, que uso até hoje — mas que vai ser substituída logo, logo.


Alguma dica ou truque para uma boa gravação de som e imagem?
Gallo: Tenho duas dicas. Quando for comprar uma câmera, escolha uma que dê zoom durante o vídeo (faz muita diferença!). A outra é assistir vídeos de outras pessoas, é bom para se inspirar. Sempre assisto, e sempre aprendo alguma coisinha a mais. E acho que a qualidade do vídeo depende muito da pessoa e da câmera. Eu, por exemplo, fui privilegiado (hehe) com esses 1,94 m de altura, então *nunca* me atrapalham, mesmo quando fico lá pro fundo (exceto quando passam vendedores com suas caixas de isopor). Quando vou no Sesc (daqui), costumo filmar exatamente ao lado da caixa de som, e isso nunca atrapalhou – na verdade, acaba sendo bom. O microfone da minha câmera é voltado para a frente (e não para os lados ou para baixo), então raramente sai o som do público.


Já teve problemas com algum dos vídeos? Reclamação, ameaça do youtube, etc.?
Gallo: Sim! Mas foi no começo, quando não reparava nos avisos de direitos autorais. Um belo dia o YouTube deletou dois vídeos (um da Calcanhotto e outro do Mundo Livre) e informou que, no próximo aviso, deletaria minha conta. Normalmente recebo avisos quando o artista é "grande" e tem gravadora por trás. Tipo uns do Zeca Baleiro que fiz mês passado e que foram contestados, então talvez eu tenha que deletá-los. Mas parece que minha conta não corre mais riscos! :)


Alguma surpresa com a repercussão de algum vídeo?
Gallo: A repercussão normalmente vem dos artistas mais "alternativos" que, além de agradecer pelo registro, sempre divulgam os vídeos em seus sites, blogs e redes sociais. Mês passado rolou um festival por aqui e teve um show que acabou repercutindo, que foi o da Wax Poetic. O show teve participação da Tulipa Ruiz, que "me presenteou" com uma música inédita ("Assim, Assim") e o vídeo tá rodando mundo afora. Semanas depois recebi um email do produtor da Wax pedindo minha autorização (!) para utilizarem um vídeo no site deles, de tanto que gostaram. E tá lá, bem na home page!


De todos os vídeos que você já fez, tem algum que você goste a ponto de vez ou outra voltar a assisti-lo?
Gallo: Reparei em duas coisas engraçadas: a primeira é que eu raramente revejo os vídeos, mas não sei explicar o porquê; e a outra é que os melhores shows que fui, não levei câmera – e são esses que eu realmente gostaria de rever! #triste

Bom, gosto muito desse da Nação Zumbi. Foi um showzaço em Santo André, com participação do Money Mark (Beastie Boys). Esse show foi gravado e passou na TV Sesc (até já baixei, rs). Pena que filmei ainda com a câmera velha, sem zoom! hahaha

Nação Zumbi + Money Mark - "Something's Got to Give"

http://www.youtube.com/watch?v=O2GjM2QeJqA



E para finalizar, pode fazer um top 5 do seu acervo?
Gallo:
Escolher 5 nos quase 800?! Difícil, mas vamos lá... E claro, excluindo os que já vi por aqui. :P


Seu Chico e Junio Barreto - "Me Deixa Em Paz" / "A Mesma Rosa Amarela"
StudioSP (São Paulo), 14/05/2010

http://www.youtube.com/watch?v=D4ZsBwIbMj8


Hermeto Pascoal
Virada Cultural (São Paulo), 15/05/2010

http://www.youtube.com/watch?v=4TCFaDWlMGY
Detalhe: ele tinha feito essa música no mesmo dia, se não me engano.


Mombojó - "Anarquia"
Carnaval (Recife), 14/02/2010

http://www.youtube.com/watch?v=wM7-TX-sNow


André Abujamra - "Juvenar"
Sesc (Ribeirão Preto), 28/07/2011

http://www.youtube.com/watch?v=sFX_NeIAiWc


Novos Baianos - "Mistério Do Planeta"
Virada Cultural (São Paulo), 03/05/2009

http://www.youtube.com/watch?v=oV6CbNvS5ds
Apesar da péssima qualidade... curta aí o Pepeu, a partir dos 4 min. Arrepia! :)

2 comentários:

Paulo Gallo disse...

Bota "cof, cof" nisso, hein... mas obrigado, mesmo assim! :)

Bora pra Virada, em maio?

Diogo Marcelino disse...

Grande Gallo, muito gente boa!
Dos vídeos de shows que aparecem no post estive com ele em três: NZ em Santo André, Mombojó no carnaval de REC e Novos Baianos na Virada Cultural.