Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Manifestação complica trânsito": uma obsessão d'O Globo



Ontem estava elogiando aqui O Globo... Sim, é verdade! No jornalismo, chegar a um lugar como o jornal fundado em 1925 pelo pai do Roberto Marinho pode ser considerado o topo da carreira para muitos, então a qualidade técnica dos profissionais não pode ser descartada.



Mas se os textos demonstram a qualidade e personalidade dos jornalistas de forma individual, a escolha das matérias a terem destaque e principalmente a escolha dos títulos para as matérias muitas vezes demonstram qual o comportamento das chefias do jornal.



Algo que notei nas últimas semanas tem sido a forma de tratar as sucessivas manifestações que, diferente de outros estados, continuam a acontecer no Rio. Certamente a informação sobre as vias que estão bloqueadas é muito importante e necessária para quem busca informações sobre o trânsito. É certo também que muitas vezes pode ser um problema e um transtorno para a população (problema que poderia ser resolvido com um diálogo sincero da parte do governo do estado e município, mas querer sinceridade de político é querer demais).



Mas será que diante de uma manifestação, por exemplo, dos professores do estado e/ou município, exigindo melhorias, aumento salarial, plano de carreira, etc... Ou então de moradores ameaçados de despejo no Horto... Será que o principal a ser noticiado a ponto de constar no título é o problema no trânsito?



Na minha opinião, fica a impressão que o objetivo é tratar de forma negativa o protesto, desviando do foco, que seria a causa do protesto. Mas posso estar enganado... Não deixa de ser curiosa a recorrência da expressão "complica trânsito" várias e várias vezes nas últimas semanas.



Abaixo mais de uma dúzia de exemplos.

















Nenhum comentário: