Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 8 de agosto de 2013

No site Gizmodo, matéria falando sobre La Cumbuca e outros blogs de "preservação musical"

















Aproveitando o dia para colocar aqui por onde o La Cumbuca tem sido mencionado. Além do Floga-se, mês passado rolou uma matéria no Gizmodo, que é um site americano sobre tecnologia, mas tem sua "franquia" aqui no Brasil e abre espaço para, dentro dessa vastidão tecnológica, falar sobre música também.




O texto em questão trata sobre blogs/sites/páginas da internet que nos últimos 7, 8 anos tem colocados discos para download que não podem ser encontrados facilmente por aí. Onde esta humilde página virtual entre nisso? Desde o ano passado temos feito a seção Acervo La Cumbuca, que o nome já diz: discos (CD, fitas, LPs) que fazem parte das nossas coleções e que não são tão fáceis de achar por aí.




Embora não tenha sido mencionado na matéria, o La Cumbuca também dá conta de postar links para baixar os lançamentos nacionais do ano, e embora um ou outro nome mainstream apareça, a maioria dos discos são de nomes pouco conhecidos, vai vendo aí.




Mas nosso lado "garimpador" foi bem explorado com a menção à seção de shows inteiros que teve a proposta de buscar e publicar um show por dia no ano passado e extrapolou bastante essa meta, chegando a mais de 500 shows inteiros no youtube e sites semelhantes.




Mas o La Cumbuca (que além disso tem agenda de shows no Rio, documentários, encontros musicais, resenhas de shows, etc, etc) é só uma parte pequena da matéria, que fala dos blogs pioneiros como Loronix, BR Nuggets e Só Pedrada Musical, além dos "contemporâneos" Hominis Canidae, 300 Discos e Um Que Tenha. Boas dicas, ideias e parte importante da da História cultural-digital brasileira, que merece ter mais e mais textos a respeito, preservando a memória daqueles que tentam preservar a memória.



Para ler a matéria, clique: Blogs brasileiros lutam para manter vivo o lado mais obscuro da música


(o primeiro blog que tenho lembrança de começar a baixar discos dele era o aisporecords. Mussum, Leno, Baiano e os Novos Caetanos, Cilbirinas do Éden e muitos discos do Tim Maia e Novos Baianos que eu não conhecia foram adquiridos daquela fonte hoje extinta)

Nenhum comentário: