Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




sábado, 30 de novembro de 2013

Vídeos: Orquestra Voadora tocando por Copacabana (Cine Joia, McDonald's, farmácia e mais - 29/11/2013)






2013 ainda nos reserva surpresas. Que momento definidor deste ano ver a Orquestra Voadora invadindo um McDonald's ao som de "Know Your Enemy" do Rage Against The Machine.







A história foi a seguinte. Um documentário sobre a Orquestra Voadora, feito pelos próprios integrantes da Orquestra, estava programado para ser exibido gratuitamente no Cine Joia, um daqueles bastiões de resistência cultural que se incrustam em Copacabana. Era possível adivinhar que a Orquestra estivesse ali e pudesse fazer um som? Era, afinal é um grupo, bloco, coletivo, sei lá, que tem essa mobilidade de poder tocar em qualquer lugar.




Mas o filme por si só já seria um programa interessante. E foi, mostrando imagens desde antes do primeiro carnaval dos voadores, dos ensaios no MAM até a proporção absurda que tomou este ano, com dezenas (já chegando perto da centena) de milhares de pessoas ocupando todo o Aterro do Flamengo.




Com o tanto de imagens belíssimas do bloco no carnaval que existem no youtube acho até que dava para mostrar muito mais do que foi exibido sem prejudicar a narrativa proposta, de mostrar a evolução que aconteceu nos últimos cinco anos, tentando contrapor o início tímido-porém-animado com o gigantismo de 2013. Mas uma história bem contada, de todo modo.




No meio do filme o vídeo parou e até agora não sei se por defeito ou por intenção. Mas o fato é que a galera da Orquestra Voadora, que já estava posicionada nos fundos do cinema, entrou em ação, enquanto a segunda parte era preparada.




Ao final do filme, eles atacam novamente, desta vez saindo do fundo e indo para a frente da tela de projeção, tocando Tim Maia. E saem do cinema e tocam no subsolo da galeria onde fica o Cine Joia tocando essa mistura já tradicional do repertório deles de fanfarra & frevo. E vão para avenida Nossa Senhora de Copacabana, onde fica a galeria. E atravessam a rua tocando Roberto Carlos (e, de forma indireta, Chico Science).




E aí consagram 2013 como já falei mais acima, com Rage Against The Machine. E entram na Drogaria Pacheco tocando Bob Marley. E passam em frente à Igreja Universal e tocam a música com a qual Dick Dale (ou Black Eyed Peas, se vocês preferirem) ficou conhecido. E terminam em frente à galeria novamente, com Vinícius de Moraes & Baden Powell e reverências aos instrumentos.




Para quem vive no Rio de Janeiro e "vive" música, a Orquestra Voadora é parte indissociável de sua vida nos últimos cinco anos, seja na época do carnaval ou nos carnavais fora de época em santa teresa, nos arcos da Lapa, na Fundição Progresso ou dentro do Circo Voador. Se pensar bem, toda apresentação da Orquestra merece um filme. Melhor, toda apresentação da Orquestra Voadora é um filme. E o dessa noite de final de novembro de 2013 foi um filme épico. O carnaval 2014 começou.





Abaixo, os vídeos de ontem. 2013 ainda nos reserva surpresas e o carnaval de 2014 já começou.





Músicas

- Moliendo Café

- Guiné Bissau, Moçambique e Angola

- Haricot Rouge / Cabelo de Fogo

- Todos Estão surdos

- Know Your Enemy

- Canto de Xangô

Nenhum comentário: