Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





domingo, 13 de janeiro de 2008

enquanto a trégua não vem...

como todos sabem ,o conceito de álbum musical como conhecemos dá mais um sinal de mudança de rumo... a despeito da queda nas vendas de disco nos últimos anos , o fato é que a indústria ainda não conseguiu encontrar uma nova forma de tornar vendável a música como nós conhecemos - o conceito de disco com um determinado número de músicas amarrado a um título, arte gráfica temática e tal... também ajudou nesta mudança as facilidades que o mundo da internet oferece - downloads gratuitos, a consequente pirataria, consentida ou não - mas ,queira ou não, o formato 'álbum' foi o tornou a música pop (no sentido de popular, que pode atingir muitas pessoas, independente da qualidade artística ou não) o grande monstro que é hoje.
'1001 discos para ouvir antes de morrer' está longe de apresentar uma lista definitiva dos melhores álbuns da história. passa bem longe disso... mas é um bela aquisição que ajuda a mostrar o quebra-cabeça que foi a história da indústria do disco e suas obras desde a criação da bolacha de 12 polegadas e 33 1/3 rotações, o popular LP , em 1948.
copilado por robert dimery, jornalista britânico de revistas como time-out e vogue, e colaborador eventual do semanário NME, a partir de textos enviados por 90 colaboradores ingleses e americanos, o livro começa não por acaso com o lançamento que é considerado o marco-zero no conceito 'álbum' ,'in the wee small hours of the morning' de frank sinatra, lançado em 1955.
abrangente musicalmente (a diversidade de estilos é um dos pontos altos da obra), os álbuns estão organizados em ordem cronológica, contextualizando datas de lançamento, lista das músicas , foto da capa e detalhes da ficha técnica...álbuns brazucas também marcam presença, com gente do quilate de um sepultura, joão gilberto ,chico buarque. com tanto disco junto não raro quem lê se depara com uma (re)descoberta musical e se dispõe a adquirir /baixar a pérola.

Um comentário:

Túlio disse...

To querendo comprar esse livro há algum tempo, talvez quando eu achar em algum sebo eu compre." '1001 discos para ouvir antes de morrer' está longe de apresentar uma lista definitiva dos melhores álbuns da história. passa bem longe disso..."
Com certeza, uma compilação dos melhores sem o segundo disco de Cartola...
Imagino eu que Jeff Buckley esteja no livro