Quando no final até o começo do ano seguinte vão surgindo essas listas de melhores do ano, em especial a lista de uma pessoa só, uma dúvida surge: afinal, quantos discos essa pessoa ouviu para dizer quais são os melhores? Quantos shows a pessoa foi? Qual a experiência dela para fazer uma avaliação crítica sobre música, seja gravada ou ao vivo?
Porque tem gente que faz uma lista de Top 10 e parece que só ouviu 10 discos o ano todo mesmo. E mesmo que tenha ouvido mil discos, vai saber em que condições ouviu, ainda mais hoje com toda a facilidade que temos para escutar música em qualquer situação.
De minha parte, acho que ouvi discos o suficiente para fazer um Top 14 Internacional (que está no link acima) e um Top 14 Nacional. De minha parte, ouvi em torno de 200 discos feitos fora do Brasil, tentando buscar um pouco coisas fora do mundinho anglo-saxão-indie-pop, mas no fim das contas acaba vindo desse mundinho mesmo boa parte do que ouvi.
Felizmente, essa tentativa de busca me leva principalmente à música africana, Sia Tolno e Vaudou Game no Top 14, Orlando Julius com os Heliocentrics e o Tinariwen aí embaixo. Me leva a Portugal de Paus e da banda-de-um-homem-só Legendary Tigerman, me leva ao nosso continente e, embora o novo lançamento do Cuarteto de Nos (Habla tu Espejo) tenha me decepcionado, há Ana Tijoux representando a America Latina. E, claro, tem também um monte de americano e um monte de inglês, que não só produzem muito como também têm um alcance maior e chegam mais rápido aos nossos ouvidos.
Os 14 discos abaixo (e mais 14 abaixo destes) são uma tentativa de demonstrar que, apesar de muita gente não saber, 2014 foi um ano legal para a música e que pude acompanhar bastante disso. E também porque algumas pessoas têm curiosidade de ouvir coisas novas, então taí.
Orlando Julius with The Heliocentrics - Jaiyede Afro

Bob Mould - Beauty & Ruin

Elbow - The Take Off and Landing of Everything

Tinariwen - Emmaar

Sun Kil Moon - Benji

TV On The Radio - Seeds

The Rentals - Lost in Alphaville

Ana Tijoux - Vengo

Spoon - They Want My Soul

Thurston Moore - The Best Day

Off! - Wasted Years

Johnny Marr - Playland

The Legendary Tigerman - True

Beck - Morning Phase

Bônus - outros mais 14 discos internacionais (esses aí vocês se virem procurando pelas internets):
Drive-By Truckers - English Oceans
Damien Rice - My Favorite Faded Fantasy
Jack White - Lazaretto
Ibibio Sound Machine - Ibibio Sound Machine
Shellac - Dude Incredible
New Pornographers - Brill Bruisers
Weezer - Everything Will Be Alright in the End
Wilko Johnson and Roger Daltrey - Going Back Home
Leonard Cohen - Popular Problems
Echo and The Bunnymen - Meteorites
Interpol - El Pintor
Sharon Jones & The Dap-Kings - Give the People What They Want
...And You Will Know Us By The Trail of Dead - IX
U2 - Songs of Innocence
Sim, U2. Listas também são boas para ver o quanto de mau gosto o listador tem. Mas se gostei do disco, porque não colocaria? Logo mais, a lista dos outros 14 discos nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário