Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fechando 2014: as listas do Scream & Yell, Sinewave e do Embrulhador







Agora que todas as listas de 2014 do universo se acabaram, acho que vale mencionar, entre muitas e muitas publicações por aí, três bons trabalhos de compilação de melhores do ano.



Scream & Yell



Contribuí mais um ano com meus votos na tradicional lista de melhores do ano do Scream & Yell, do jornalista e referência Marcelo Costa. Falo dessa lista desde o começo aqui do La Cumbuca, então é muito legal participar e ajudar a definir o que foi mais marcante no ano que passou. Você pode conferir quais foram os melhores discos e shows nacionais e internacionais, melhores filmes, livros e programas de TV clicando aqui. E, para saber quais foram meus escolhidos, clique aqui (e descubra minha identidade secreta).






Embrulhador



O camarada Ed Félix também é mencionado aqui de forma rotineira a cada começo de ano com sua lista de melhores da música brasileira. São 100 discos escolhidos entre 836 lançamentos avaliados por ele (a imagem com as capas dos discos foi enviada por ele e ilustram esta postagem). Bom, eu ouvi um pouco mais de 365, mas se eu não fizesse outra coisa na vida, quem sabe não ouvia mais de 800 também? Acho que não... mas, em todo caso, o trabalho gráfico que ele faz é sempre bem caprichado, diferente dessa tosqueira aqui que é o La Cumbuca.


O ponto de partida para conhecer os melhores de 2014 do Ed é este link.





Comunidade Sinewave no Facebook


E se estamos falando de trabalho gráfico caprichado, nada supera este livro virtual criado pelo Fernando do Floga-se (e foi aqui que vi esta listagem) e Elson Barbosa do selo Sinewave com os melhores discos de 2014, seja nacional ou internacional*.




(ou clique aqui)



Foram 67 votantes vindos da comunidade da Sinewave no Facebook, um grupo de apreciadores de música que fala sobre a banda Swans o dia todo. Ok, Swans e mais 5.000 temas musicais que são objetos de discussão no grupo diariamente.



Apesar da Sinewave ser também um selo que lança bandas experimentais, barulhentas, fora dos padrões pop da atualidade ou tudo isso junto, do seu "elenco" somente o ruído/mm entrou no Top 10 e por totais méritos próprios, não só porque também está no meu Top 14, mas porque isso se repete em qualquer lista de melhores do ano passado que tenha como mínimos critérios qualidade e relevância. Logo, plenamente justificável.



Inclusive tudo é bastante metódico e transparente, explicando como é o sistema de votação, pontuação, critérios de desempate, etc. São 109 páginas com a listagem total e textos dos 30 primeiros colocados (e a primeira colocada, adivinha quem é?). Vale a pena ler.



*(lembrando que aqui no La Cumbuca separamos os brasileiros dos gringos porque damos muito mais atenção à produção nacional e é muito difícil acompanhar o que andam fazendo no Azerbaijão, no Líbano e no Suriname, então considero nossas listagens internacionais sempre capengas e pendendo pro lado anglo-saxão...)

Nenhum comentário: