Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Vídeos e Fotos: Planet Hemp no Espaço Furnas Cultural (27/11/15)





É porque a galera tá fumando demais!




Extinta banda carioca que surgiu nos anos 90, influenciou toda uma geração e, que eventualmente, retorna para alguma apresentação.




Não, não estou falando do Los Hermanos.  Mas o Planet Hemp também tem seguido essa cartilha de shows esporádicos desde que apagaram, oficialmente, a última guimba, em 2001.




De lá pra cá, já rolou show no VMB da MTV (2010), na comemoração de 30 anos do Circo Voador (2012), no Lollapalooza (2013) e até mesmo este ano, em agosto, no Festival Back 2 Black.




Quem sabe se, empolgado por este último show e sob o pretexto de comemorar os 20 anos do primeiro disco, "Usuário" (você já ouviu a primeira demo do grupo?), o PH resolveu retomar as atividades e agendou uma turnê neste final de 2015/começo de 2016, passando por São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.




Servindo como um esquenta para a volta, o PH participou do programa "Invasão da Cidade", gravado no Espaço Furnas Cultural: entrevista, perguntas dos ouvintes, histórias sobre a carreira, curiosidades etc.




Era um formato inédito até para a própria banda: tocar em um teatro tão pequeno, pra menos de 100 pessoas, estilo pocket show, às 19h da noite!  Aliás, talvez, tenha sido o primeiro show na história do PH (pelo menos, dos vários que fui) em que ninguém acendeu um cigarro (proibido ou não).  Na plateia, é claro, porque no camarim...




Se hoje, tudo são flores (ou ervas) para a turma do Cone Crew Diretoria, falar sobre maconha e liberdade de expressão em meados dos anos 90, ainda era um tabu muito forte.  E o PH lembrou esses e outros momentos tensos como a perseguição da polícia e a prisão por apologia às drogas.  Ao falar sobre Skunk (fundador da banda, que apresentou Marcelo D2 ao B.Negão, e morreu precocemente em 1994), comoção geral.  Ambos lembraram o quanto ele era inteligente e querido por todos e que sentem muita falta dele, mesmo depois de tanto tempo.




A tensão entre os dois vocalistas, algo muito comentado no show de 2012, aparentemente, se dissipou.  O clima entre os integrantes era o melhor possível, com elogios mútuos e abraços efusivos ao final do show.




Esse retorno temporário tem feito tão bem que a banda planeja até compor algumas músicas inéditas para o próximo ano.  E essa não é a única novidade, estreando na guitarra, substituindo Rafael Crespo, está Bruno "Nobru" Pederneiras.  Caramba, o Nobru, que era do Cabeça, ao lado do Pedro Garcia (baterista do PH), ou seja, revival total do underground carioca dos anos 90.




Teve lado b (tão b que até o D2 teve que ler a letra, sentadinho em uma cadeira de praia!), cover de Ratos de Porão safra anos 80 (mas com letra atualíssima), citação ao Porto Maravilha e Vila Autódromo ("a cidade é maravilhosa mas repressora pra caralho") e até auxílio deste que vos digita na lembrança esfumaçada do D2 ("Sérgio Porto").




Ao final do show, era hora de correr para curtir uma batata quente, naquela mesma noite.



Foram 15 músicas, eu gravei 14 que vocês podem ver aqui:






Ou, clique aqui, se preferir.


Lista de Músicas:


- Stab


- Raprockandrollpsicodeliahardcoreragga / Deisdazseis


- Ex-Quadrilha da Fumaça


- Zerovinteum


- Mão na Cabeça


- Queimando Tudo


- A Culpa é de Quem?


- Legalize Já / Fazendo a Cabeça


- Crise Geral (Ratos de Porão)


- Dig Dig Dig Hempa (Parte 1)


- Dig Dig Dig Hempa (Parte 2)


- Mantenha o Respeito


- Mary Jane (encerramento do show)


Nenhum comentário: