Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Vídeos: Orquestras Sinfônicas contra o Golpe ontem, no Capanema





Resistir é mais do que necessário, é essencial diante do ataque a tantos direitos depois que, em um inédito impeachment sem crime de responsabilidade (simplificando: um golpe parlamentar), o vice-presidente assumiu o poder de forma interina e, mesmo que provisório no cargo, resolveu fazer uma abominável reforma em todas as instituições do país, abandonando de vez qualquer resquício do programa de governo que venceu as eleições presidenciais de 2014.








A devastação tem sido ampla, revogando direitos dos mais necessitados em todos as esferas, da saúde à educação. Uma das pastas mais atingidas foi a cultura, que já tinha um minúsculo orçamento e com a chegada do interino teve seu ministério reduzido a uma secretaria dentro do ministério interino da educação.









Os artistas reagiram e nos últimos dias passaram a ocupar diversos órgãos de cultura pelos estados, em especial as Funartes. No Rio de Janeiro, com o histórico Palácio Gustavo Capanema ocupado, tivemos uma das ações mais significativas na noite de terça-feira. Músicos de várias orquestras sinfônicas fizeram um concerto pela democracia debaixo dos pilotis do Capanema. Tocaram música clássica (Carmina Burana e Hallellujah), onde as palavras eram substituída pela expressão "Fora Temer" e também clássicos da MPB apropriados para os tempos em que estamos vivendo, como "Apesar de Você". Veja aí os dois vídeos que gravei com alguns desses momentos.














Outras atividades estão sendo programadas para a ocupação e podem ser acompanhadas aqui, que não pretende apenas a volta do Ministério da Cultura e sim a derrubada do governo ilegítimo do presidente interino.

Nenhum comentário: