Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Expectativas festival: Breeders

Uma das últimas atrações a serem confirmadas pelo Festival Planeta Terra, Breeders é, para quem não sabe, um projeto paralelo da baixista dos Pixies, Kim Deal, que existia antes mesmo dos Pixies, mas só começou a ser levado a sério por Kim como banda no fim dos anos 80. Tendo "Cannonball" com um grande hit para quem gostava de rock alternativo (era assim que "indie" era chamado nessa época), Breeders teve diversas formações. A única outra integrante mais fixa na banda é sua irmã gêmea Kelley. Enquanto esta se recuperava de problemas com drogas, Kim lançou um outro projeto chamado The Amps, que era uma continuação das Breeders. Com a irmã de volta após alguns anos, Breeders também estava de volta.



Era 2003 quando alguém teve a idéia maravilhosa de trazer a banda para tocar no Brasil, ao mesmo tempo que teve a idéia de jegue de fazê-las tocar somente em Curitiba. A dor só não foi maior do que no ano seguinte, quando alguém teve a idéia brilhante/de jegue de trazer os Pixies para a mesma Curitiba até que tive que me render em 2005, quando anunciaram Weezer na mesma cidade. O festival que acontecia por lá não teve outra edição, o que me deixa, de certa forma, mais contente do que triste.


Voltando às Breeders, seus álbuns Pod e Last Splash continham batidas retas, punk rock e power pop com guitarras que iam do silêncio a sons esporrentos. Já os álbuns lançados no século XXI, Title TK e o mais recente Mountain Battles mais se parecem com ensaios e experimentações sonoras, comandadas pelo produtor Steve Albini. Title TK ainda tem canções deliciosas como "Son of Three" e "Huffer", mas o último álbum, nem isso ("Walk It Off", talvez). Mas em todos os discos existe Kim Deal, com sua voz às vezes rouca, doce, gritando, maltratada pelos anos, sempre um prazer de ouvir. Não só pela voz, mas pelas melodias pop que ela cria, esse sim o grande trunfo da banda, capaz de fazer bobagens como "Bang On" valerem a pena a audição. E melhor ainda, nos últimos shows a banda tem tocado músicas do The Amps, como "Tipp City" e "Pacer". Pelo que tenho visto, poucas músicas do Pod e do Title TK têm aparecido, mas com a quantidade de música boa no Last Splash, podem até dispensar "Gigantic", uma das únicas músicas cantadas por Kim nos Pixies, que mesmo assim vai ser uma maravilha.

(fonte para os links: comunidade Discografias)

Nenhum comentário: