Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





sábado, 2 de fevereiro de 2013

Agenda do La Cumbuca prejudicada por conta da caça insana às casas de shows

Olá, amigos. Quem acompanha o La Cumbuca conhece nossa agenda aí do lado com boa parte dos shows que acontecem no Rio de Janeiro. Pois bem, embora nós nos empenhemos em mantê-la atualizada e com as informações corretas o máximo possível, nos últimos dias ela deve estar mais furada do que queijo suíço com rato dentro.



O motivo disso é que, depois da tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul, onde mais de 200 pessoas morreram por conta de uma série de equívocos lamentáveis, as autoridades do país todo resolveram que era hora de fazer um "pente-fino" em todas as casas de shows e de música do território brasileiro.



Aquilo que devia ser feito regularmente, mas, em grande parte, preferiam criar um monte de entraves burocráticos que só seriam "desentravados" mediante propina. Adoraria citar nomes, mas, como não conheço e ninguém toma a frente para isso, se quiserem pode considerar esse parágrafo como uma peça de ficção.



No Rio de Janeiro em específico, nessa caça por irregularidades, em vez de conversar com os donos das casas de shows, alguma coisa feita antes dessas casas abrirem, verificar durante o dia quais as irregularidades, não. O poder público preferiu agir à noite, quando as câmeras de uma rede de TV em específico estava a postos, e fecharam dezenas de locais no Rio.



Em alguns casos, em especial de estabelecimentos com alimentos com prazo de validade vencido, vieram em boa hora. O problema é que misturaram casas com problemas burocráticos, que não comprometiam a segurança do público, com casas com problemas sérios, e jogaram tudo no mesmo balaio.



Deve-se ter o máximo de cuidado com a segurança das pessoas, isso é lógico, e não precisava acontecer uma tragédia dessa proporção para que soubéssemos disso. Não tivemos essa fiscalização em 2011, quando um restaurante explodiu na Praça Tiradentes. Uma dúzia de bueiros explodiram pela cidade até que alguma providência fosse tomada. Então vamos torcer que essa fiscalização agora não tenha o prazo de validade da comoção com o incêndio na Boate Kiss e, principalmente, que não haja nenhum caso de propina para liberação de alvará a partir de agora (não que tenha havido antes, longe de mim fazer uma acusação dessas...).




Mas a cada hora recebo informes diferentes de lugares que nós aqui do La Cumbuca frequentamos, então fica difícil dizer o quanto nossa agenda de shows está confiável por esses dias. O que posso recomendar é que procurem pelos shows através das páginas dos artistas ou das casas onde vão se apresentar. E ficamos aqui na torcida que nós todos possamos raciocinar mais diante de situações como essa. Nossa vida é o que temos de mais importante. Mas não podemos desprezar nossa inteligência e deixar de perceber que certas ações por mais que pareçam, não tem em vista nosso bem-estar e sim o bem-estar de políticos movidos a holofotes e câmeras de TV.

Nenhum comentário: