Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Já é Carnaval: o funk do Bloco Carrossel de Emoções na Praça XI (25/01/13)

Bloco Carrossel de Emoções - 25/01/13


Sempre assim: desde o começo do ano que o Rio de Janeiro vai vivendo o clima do carnaval. Começa com um bloquinho aqui, outro surge ali de manso, e aí vão se multiplicando até que quando chega a data "certa" a cidade só vive o clima de folia, quer você goste ou não. Mas a cada ano as semanas antecedentes ao carnaval estão ficando cada vez mais com a cara dos festejos momescos, seja naquilo que tem de bom e também naquilo que tem de ruim.



Numa sexta-feira de janeiro o clima foi propício para presenciar só aquilo que o carnaval tem de bom. O Centro de Artes Calouste Gulbenkian recebeu durante o mês alguns dos blocos da cidade e deu espaço para uma novidade recente e bem interessante, na teoria.


O bloco Carrossel de Emoções vem na mesma esteira dos blocos temáticos que surgiram nos últimos anos. Já temos blocos tocando músicas de Roberto Carlos, Beatles, Raul Seixas e música brega, então se alguém sentia falta de um bloco que tocasse os funks cariocas dos anos 90, eles chegaram para preencher essa lacuna.



O bloco, que é mais um bloco-show do que aqueles blocos legais que saem pelas ruas a pé, tem um profissionalismo que impressiona. O som bem equalizado misturando instrumentos de uma banda "normal" com a percussão do samba ficou muito adequado. Um dos vocalistas era um sósia do Mr. Catra (e rolaram alguns funks do Catra, numa das várias concessões no repertório). Mas quando cantava, parecia mais o Anderson Silva...



Mesmo assim, falta alguma coisa no bloco. Não deve ser por acaso que eles vão se apresentar na praia de São Conrado dia 09/02 às 10:00. O Carrossel de Emoções tem uma cara de "condomínio na Barra da Tijuca" muito forte, não sei se alguém fora do Rio entenderá o que quero dizer.



Só que tudo isso fica irrelevante quando mandam algumas das músicas mais emblemáticas da infância/adolescência carioca da minha geração. Já começam muito bem com "Rap da Felicidade" emendado com "Rap do Salgueiro". Logo depois mandam "Endereço dos Bailes" e na sequência "Rap da Estrada da Posse". Só aí já homenagearam Junior e Leonardo, Cidinho e Doca, Coiote e Raposão, e os mais famosos Claudinho e Buchecha.





"Rap da Felicidade" / "Rap do Salgueiro"



A partir daí o bloco alterna momentos de exagerada sacarina romântica funkeira ("Princesa", "Patricinha") com novidades dos anos 10, como é o caso da música da "vodka/uísque ou água de coco" ("Amor De Chocolate") do Naldo. Faltaram alguns funks emblemáticos: "Rap do Silva", "Rap do Amigo", "Rap da Diferença" ("qual a diferença entre o charm e o funk"), "Dança da Bundinha", "Rap do Solitário"... Quem sabe durante o desfile eles não se lembrem destes também? Quem estiver por São Conrado no próximo sábado pode descobrir.



Para outros vídeos do Carrossel de Emoções, assista à playlist com as gravações feitas pelo Fábio.


Link direto




Nenhum comentário: