Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:





quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Expectativas Festival: Foals

Chegou uma hora que essa onda de bandas de rock dos anos 00, especialmente as que vieram após Franz Ferdinand, começaram a fazer um primeiro disco brilhante e um segundo decepcionante. É o caso de The Futureheads, Kaiser Chiefs, Bloc Party, We Are Scientists e Arctic Monkeys (talvez eu seja minoria na opinião sobre esse último). Mas então a coisa modificou um pouco e as bandas começaram a decepcionar logo no primeiro disco mesmo, vide Klaxons, MGMT, Wombats... A cada lançamento pífio, o desinteresse nas novidades que vinham dessas bandas aumentava. Então quando por algum motivo eu resolvi dar uma chance para os britânicos do Foals, tudo que eu esperava era um enorme mais do mesmo. Talvez tenha sido por isso que minha surpresa tenha sido grande.





Finalmente algo que, se não é exatamente novo, é bom! O disco de estréia do grupo, Antidotes, começa com "The French Open" e a música seguinte, "Cassius", parece uma continuação da primeira, tal forma que o ritmo e as notas se assemelham. Nessas duas primeiras dá para notar alguma mudança em relação ao que tem sido feito no mundo do disco-punk ou qualquer outra denominação para designar esse tipo de som que contenha as palavras "new" e/ou "rave" e/ou "wave" e/ou "dance" e/ou "math" e/ou "rock". A mudança está na adição de metais que pelo menos a mim me fazem lembrar, junto com alguns ritmos durante as faixas, do afrobeat que grupos como Antibalas têm feito. Isso misturado ao ritmo dançante e rápido e as frases repetidas à exaustão pelo vocalista Yannis Philipakis tornam tudo muito atraente. Nas faixas seguintes vão surgindo climas diferentes preparados por teclados e por barulhinhos eletrônicos, mas no fim é um álbum feito para dançar. Mas não acredite em mim, ouça. (créditos para o link: comunidade Foals)


Se mantiverem ao vivo o pique do disco, eles têm tudo para ser a surpresa este ano, como (dizem que) o Datarock foi ano passado. Foals está escalado para tocar no Festival Planeta Terra às 21:00 no Palco Indie, meia hora depois de Jesus & Mary Chain começarem seu show no palco principal.

4 comentários:

Túlio disse...

Eu achei o disco do Wombats bem legal :), nada de especial mas eu acho que tem futuro.
Já o segundo do Monkeys, na primeira ouvida eu achei ruim. Depois que eu fui ouvindo eu 'apredi' a gostar, porém não chega ao 'nível' do primeiro.

Vou procurar ouvir esse do Foals, depois reverbero aqui.

Otaner disse...

Tô ligado que vc gosta do Wombats, Tulio, e a "Let's Dance To Joy Division" é uma ótima canção e o começo do disco com aquela música a capella parecer prometer algo mais, mas no final das contas é como se o Blink 182 tocasse disco-punk. Bobinhos demais. Mas são gostos, eu por exemplo adoro os dois discos do The Rakes...

Túlio disse...

Eu já gostei mais do Rakes. O 'Capture Release' é um bom disco, 'The Guilt' é uma musica foda!
Retreat é legalzinha; 'Violeeeeeeeeeeent' é boa também. Só que eu começei a achar um pouco chato, aí parei de ouvir, mas ainda tá aqui no meu HD.
Do segundo eu curto 'Suspicious Eyes' - a música mais chiclete do disco- Little Superstitions é bem boa também; 'Leave the City and Come Home' é legal, mas sei lá, acho que tem alguma coisa faltando.
Quanto a safra nova, eu parei de procurar bandas novas, esse ano não veio muita coisa boa. Não curto muito essa onda de 'eletro-indie'
Espero que saia um 'White Blood Cells' novo em 2009.

marco homobono disse...

fala, otaner.
o foals até que é uma boa surpresa, hein???
ter um teclado moog na formação já tá maneiro.
e as músicas empolgam. assim como esse diálogo das guitarras, muito interessante.
me remeteu muito a the cure e gang of four. mas sem mimetismo barato.
obrigado pela dica, otaner.
o texto sobre o barack obama está matador.
um abraço.