Novidades musicais de todos os tempos. Também estamos em:

Flickr : Youtube : Twitter : Facebook

Destaques do site:




segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

25 shows nacionais de 2010 - 25: Otto

Começo a partir de hoje a colocar os nomes que formam a lista de 25 shows de artistas nacionais (entre mais de uma centena que assisti em 2010) que para mim representam o que foi o ano. Vamos lá.



25 - Otto
03/07/10 - Circo Voador
27/11/10 - Evento Brasilidade, Arcos da Lapa


Otto - 03/07/10


Embora tenha sido em 2009 o lançamento de Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos, foi em 2010 que Otto e seu disco ganharam notoriedade. Primeiro, pela música “Crua” – sem o palavrão que consta na versão original – presente em trilha de novela global.



Segundo, pelos shows feitos por todo o Brasil com sua banda batizada de Jambro Band, que conta com os suspeitos de sempre: Pupilo (Nação Zumbi) na bateria, Régis Damasceno (Cidadão Instigado) no baixo, Junior Boca (3 Na Massa) em uma guitarra, Bactéria (ex-Mundo Livre S/A) nos teclados e uma dupla de percussionistas que faz o ajuntamento ter a medida certa de peso e molejo.


Otto - 03/07/10


A outra guitarra é ocupada pelo líder do Cidadão Instigado, Fernando Catatau, e é tratado com tanta reverência por Otto que é possível imaginar que Catatau se iguale em importância no show. No mínimo, quando a música “6 Minutos” é tocada, cheia de frases de guitarra que disputam espaço ferozmente com a voz de Otto. Mas nos dois shows que pude conferir ao vivo isso não aconteceu. A banda é muito forte como um todo para que alguém consiga se sobressair.



Além de Otto, claro. É ele que energiza a platéia, tomando um banho de água mineral já na segunda música e tirando a camisa repetidas vezes, mostrando sua volumosa barriga. O carisma de Otto é algo até difícil de explicar, já que os fãs se empolgam até com suas palavras balbuciadas, que mal conseguem formar uma frase com qualquer significado.


Otto - 03/07/10


Mas é impossível negar que o pernambucano, cada vez mais parecido com o Will Ferrell no esquete “more cowbell” do Saturday Night Live, defende suas canções com uma paixão muito acima da média de outros cantores por aqui. E é aí que reside a admiração do público por suas loucuras.


Otto - 03/07/10


A base do repertório é o disco Certa Manhã..., sem deixar de esquecer alguns dos momentos emblemáticos dos seus trabalhos anteriores. O que não é garantia que “Bob”, “TV a Cabo” ou “Renault / Peugeot”, alguns dos pontos altos do primeiro disco, sejam cantadas. Já “Ciranda de Maluco” e “Cuba” são constantes no setlist.


Otto - 03/07/10


Os dois shows que vi de Otto em 2010 foram bons, mas em duas ocasiões que pude vê-lo online (no SWU e em um Conexão Vivo em algum canto do Brasil) é que mostraram a catarse que ele anda espalhando por onde passa. More cowbell!


Otto - 03/07/10

Nenhum comentário: